Inês e Thiago não resistiram ao impacto da descarga elétrica
Um casal de turistas morreu no final da tarde de domingo (6), na praia do Centro, em Bertioga, litoral de São Paulo, ao ser atingido por uma descarga elétrica. Os bombeiros ainda acenaram aos banhistas para que deixassem a praia com a chegada do temporal.
Thiago Ribeiro da Costa, de 31 anos, e a portuguesa Inês Cruz, de 29, não tiveram tempo de correr. Eles caminhavam pela parte rasa da praia, quando foram atingidos pelo raio. Os dois foram encontrados de costas e de mãos dadas. A viatura do resgate chegou rápido ao local, mas já não havia o que fazer.
José Fernando Ferreira, um amigo do casal, que foi a Bertioga nesta segunda-feira (7) para fazer o reconhecimento dos corpos, informou que o sonho dos amigos era construir uma casa em Itupeva, onde moravam. “Eles já haviam comprado um terreno e estavam na fase de planejamento da planta e da obra em si”, disse.
O corpo de Thiago foi liberado no final da tarde de segunda-feira pelo Instituto Médico-Legal (IML) e será levado para Guaratinguetá, onde será sepultado nesta terça-feira (8). Já o corpo de Inês será levado para Portugal. O casal se conheceu nos Estados Unidos e estava casado há quatro anos. Inês dizia sempre que adotou o Brasil como seu país de coração. Ela estava animada com a construção da casa e adorava ir à praia.
Aumento de raios
A incidência de raios cresceu não só na Baixada Santista, no ano passado, porém em uma série de cidades com mais de 200.000 habitantes. Especialistas acreditam que o aumento da ocorrência de raios seja causado pela alta taxa de urbanização, apontada como responsável por tempestades cada vez mais intensas. Dados dos satélites mostram que o Brasil lidera o ranking de incidência de raios, com 57 milhões de ocorrências por ano. O segundo país é a República do Congo, com 43 milhões, seguido pelos Estados Unidos, com mais de 35 milhões de ocorrências anuais.
Bem antes da temporada de verão, e como faz anualmente, a Defesa Civil do Estado instalou faixas ao longo das praias da região, recomendando que os banhistas deixassem as praias durante chuvas e temporais, uma vez que anualmente, os raios atingem e matam turistas nas praias do litoral.
Deixe o seu comentário no CNA
Fonte: Veja