quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Descida das temperaturas enfraquece temporariamente incêndios no sudeste da Austrália




Um descida das temperaturas enfraqueceu os incêndios que já consumiram milhares de hectares no sudeste da Austrália, embora avancem hoje na zona central e se preveja uma onda de calor no final da semana.


Os incêndios florestais que afetam principalmente os estados australianos de Victoria e Tasmânia (sudeste) e Nova Gales do Sul (centro-sudeste) causaram a morte a milhares de cabeças de gado e destruíram centenas de casas.
Em Nova Gales do Sul, onde há registo de 141 incêndios florestais ativos, os bombeiros trabalharam a contrarrelógio durante a noite na tentativa de controlar as chamas, tendo sido ajudados pela mudança favorável das condições meteorológicas, referiu a agência local AAP.
No total, já arderam só neste estado 131 mil hectares, segundo dados dos bombeiros, citados pela agência Efe.
Contudo, a baixa das temperaturas é temporária no sudeste do país, dado que se espera que os termómetros voltem a subir no final da semana.
De acordo com a cadeia televisiva local ABC, são esperadas temperaturas máximas de 40 graus perto da cidade de Brisbane, a capital do estado de Queensland, havendo ainda receios quanto ao perigo de deflagrar um incêndio de grandes dimensões desde a zona vitivinícola de Hunter, em Nova Gales do Sul, até à fronteira com Queensland, segundo referiu fonte dos bombeiros.
Na ilha da Tasmânia, onde os incêndios florestais queimaram 128 casas desde a última sexta-feira, sobretudo na península de Tasman, mantém-se elevado o alerta devido aos incêndios, apesar de uma descida das temperaturas que em Hobart caíram até aos 16 graus.
A polícia da Tasmânia prossegue com as buscas por eventuais cadáveres entre os escombros, ainda que a maioria tenha sido já localizada, enquanto as autoridades iniciam a contabilização dos prejuízos, que incluem a destruição de cerca de 80 mil hectares de terrenos, o equivalente a 1 % da área da ilha.
Em Victoria, as chamas terão destruído quatro casas e 1.100 hectares de terras perto da localidade de Ballarat, no centro do estado, segundo a ABC.
Fonte: RTP notiçias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário