sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Em 24h, choveu no Rio 80% do esperado para janeiro, diz Prefeitura




Segundo Centro de Operações, 123 mm de chuva caíram na cidade.
Em Bangu, uma criança se feriu após o rolamento de uma pedra.


Jovens brincam em alagamento no bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro  (Foto: Gustavo Alves da Cruz/VC no G1)Jovens brincam com bote em rua de Campo Grande, na Zona Oeste (Foto: Gustavo Alves da Cruz/VC no G1)
Em coletiva no Centro de Operações na tarde desta quinta-feira (3), o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior, disse que em 24h, desde a noite desta quarta-feira (2), já caíram 123 mm de chuva no Rio de Janeiro, 80% do volume esperado para todo o mês de janeiro. Segundo ele, até a tarde desta quinta não há informações de mortos ou desabrigados na cidade.
A Zona Oeste foi a região mais afetada, com um índice de 28,1 mm de chuva em 15 minutos e quatro casas foram interditadas preventivamente na Rua Boária, em Bangu.

"Queremos ressaltar que estamos trabalhando com 900 homens nas ruas nesta quinta-feira (3). Todos os órgãos operacionais da Prefeitura estão na rua neste momento. Montamos um planejamento em cima do mapa da cidade e deslocamos nosso efetivo para os locais necessários", disse Marcus Belchior.
Pedra rola e fere criança

A Defesa Civil registrou 150 ocorrências em 24 horas. Três delas foram graves: um rolamento de pedra atingiu uma casa em Bangu, deixando uma criança ferida; a queda de um poste e de uma árvore em Tomás Coelho; e a queda de um muro de contenção na Praça Seca.
O secretário disse que a frente fria que vinha de São Paulo durante a madrugada se dissipou e a chuva caiu na Baixada Fluminense e na Região Serrana. A cidade está em estado de atenção desde às 1h05. Às 7h ocorreram os primeiros registros de chuva forte. 
Durante a tarde desta quinta (3), foram registrados 21,8 mm em 15 minutos na estação pluviometrica de Jacarepaguá/Tanque. Em Campo Grande choveu 78%, em Santa Cruz, 73% do esperado para o mês de janeiro.
Previsão de mais chuva
De acordo com o Alerta Rio, a previsão é de que a chuva moderada persista durante a madrugada de sexta (4). Durante a sexta,  a chuva deve perder a intensidade, com registros fracos. Em abril de 2011, foram 280mm em 36 horas no Rio de Janeiro.
Falta de luz
A chuva causou falta de luz em vários bairros do Rio e da Baixada Fluminense desde a manhã desta quinta. Pavuna, Inhaúma, Del Castilho e Ilha do Governador, no Subúrbio da capital, e Bonsucesso, na Zona Norte, continuavam sem luz até as 15h.
Fonte: G 1 RI
O

Nenhum comentário:

Postar um comentário