quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Garota saudita de 15 anos para o divórcio atinge um 70


Niña saudí de 15 años logra divorciarse de un hombre de 70
Em algumas culturas e regiões do casamento árabe e muçulmano é comum em homens mais velhos com garotas.


(CNN) - As autoridades aprovou o divórcio de um jovem saudita 15 anos casada com um homem de 70 anos, disse que a Comissão de Direitos Humanos da Arábia Saudita.
O caso ganhou atenção nesta semana, após a família do homem disse que sua esposa tinha enganado pela cobrança dote $ 20.000. A comissão disse que e ela lutou, e ela fugiu de volta para sua família.
Arábia lei não estipular uma idade mínima para o casamento. Nos últimos anos tem havido pressão para definir, mas grupos religiosos conservadores ter evitado.
O homem disse à CNN que tem 70 anos, mas a comissão acredita que sua idade é de 86. Ele também disse que acreditava que sua esposa tinha 25 anos.
Depois de aprender o casamento, a comissão enviou um investigador para a casa da mulher, na cidade de Al-Hurath em Jizan Província, no sudoeste da Arábia Saudita, perto da fronteira com o Iêmen.
Hadi Al-Yami, que chefia a delegação do grupo na região, disse à CNN que enviou um investigador para o tribunal onde o homem se queixou a um oficial local.
A comissão falou com a família depois que a menina e ofereceu ajuda jurídica, de acordo com Al-Yami.
Na quarta-feira, Bandar Alaiban, presidente da comissão, disse que realizou uma reunião com os pais, e do jovem.
"Este foi um divórcio", disse à CNN Alaiban ", ea disputa foi amigavelmente-lo."
O casamento irritou ativistas e grupos de direitos humanos.
Suhaila Zein al-Abedin, Arábia Associação Nacional de Direitos Humanos, um grupo apoiado pelo governo, expressou preocupação não só por causa da diferença de idade, mas por causa das circunstâncias do casamento.
"Quando você considera a grande diferença de idade não parece que o jovem era casado, mas foi vendida", disse al-Abedin. "Os pais da menina deve ser responsável."
Mona Eltahawy, um proeminente ativista egípcio, twittou: "Só quando há um escândalo público n º matrimonioinfantil pode lutar. Nós não são incómodos suficiente para ajudar esta jovem de 15 e / ou outros como ele. "
NoonArabia ativista iemenita twittou: "# matrimonioinfantil é uma violação de direitos humanos http://www.humanrightsdefence.org/child-marriage-as-an-human-rights-issue.html ... EscapenNovias # ".

Fonte: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário