quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Governo se reúne com setor elétrico hoje para discutir risco de racionamento



Ministro de Minas e Energia presidirá reunião e deve se encontrar com Dilma

Tiago Queiroz/20.02.2008/Estadão ConteúdoNível baixo das represas e consumo em alta causam risco de racionamento
O governo federal convocou para esta quarta-feira (9) uma reunião do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), em Brasília, para avaliar o "momento do setor elétrico". A reunião será presidida pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que depois deve se encontrar com a presidente Dilma para contar o que foi discutido.
Com o nível baixo dos reservatórios e a alta das temperaturas no País, algumas pessoas do setor começam a falar em risco de racionamento de energia.
Alguns reservatórios estão com os níveis até 60% abaixo dos registrados no ano passado. No Nordeste a seca está castigando os brasileiros há meses e no Sudeste as temperaturas estão na casa dos 40 graus.
Na última semana do ano de 2012 o Rio de Janeiro, por exemplo, registrou 43 graus e sensação térmica de 50 graus. Com isso, o consumo de energia com ar condicionado e ventilador tem aumentado muito.
O MME (Ministério de Minas e Energia) nega que haja risco de racionamento e afirma que a reunião é rotineira. Ainda não há pauta dos temas que serão tratados na 124ª reunião do CMSE e não há convocação "emergencial", segundo a assessoria do ministério.
Além do ministro, participam da reunião os secretários do MME, e integrantes do setor elétrico como a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a ANP (agência de petróleo), a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). 
Fonte: R 7 

Nenhum comentário:

Postar um comentário