terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Réveillon na Barra: festa modesta, porém linda




 
 

Céu limpo e estrelado, mar calmo e cristalino foram palco do show dos fogos de artifício que coloriram a chegada do novo ano na Barra. Milhares de soteropolitanos e turistas de vários estados brasileiros e de outros países festejaram e foram dar as boas vindas ao ano de 2013 na praia da Barra em Salvador. Vendedores ambulantes ofereciam desde enfeites, bebidas, lanches, até cadeiras de praia para quem queria assistir ao espetáculo da virada na beira da praia.

Famílias, casais, amigos, ansiosos e esperançosos de todos os tipos iam chegando e arrumando um lugarzinho, para acompanhar o mais próximo possível do show pirotécnico. Os amigos Marcos Vidal e Gledson Frigeri, de Porto Seguro vieram pela primeira vez ao réveillon de Salvador. “O ano novo daqui, me lembra o de Porto Seguro, mas aqui tem uma energia diferente com certeza. O axé daqui e a cultura é bem bacana” comenta Marcos.
Antes de começar o show pirotécnico, uma família de Brasília se despediu de 2012 e deu as boas vindas a 2013 com um gesto de fé e comunhão. Eles oraram na beira da praia. Ao terminar as orações com família, o industriário de Brasília, Alessandro Miranda, 41 anos, contou a reportagem do Bocão News, um dos seus principais pedidos para 2013. “Pedi muito que Deus toque no coração dos políticos, para que eles parem de pensar em si e queiram somente a remuneração que lhes é de direito. Que se dê um basta na corrupção e os governantes olhem mais para a coletividade. Desejo um 2013 sem corrupção”, afirma Alessandro.

O industriário que estava com mais 13 familiares, e vem ao réveillon de Salvador há quatro anos, também avaliou a situação de Salvador neste ano. “É perceptível que a cidade está abandonada. Pode-se dizer que é normal todo final de gestão, cidades ficarem em situações como esta, talvez por retaliação dos derrotados. Mas, como turista, não pensei que estivesse tão ruim”, desabafa.

A estudante de Brasília Sara Moura, 17 anos, pela primeira vez no réveillon da Barra, disse que é muito “maravilhoso e totalmente diferente de Brasília”. Sara falou sobre seu maior desejo para 2013, que parece ser o de todos. “Que todos meus projetos se concretizem”, disse.

O aposentado José Olavo, 68 anos, criticou a infraestrutura da festa na Barra deste ano, que contou com uma balsa de fogos a menos. “A infraestrutura, quase que comprometeu a festa. Esse ano está bem mais fraco. Eu creio que isso é pela falta de atenção do Prefeito João Henrique”, desabafa o aposentado.



Esperanças 2013 na política

 

O industriário José Manoel Gonzalez, 52 anos, disse que para Salvador, o mínimo que Neto fizer será muito útil para a cidade. “ACM Neto tem que fazer uma boa gestão, mas, o mínimo que ele fizer será muito, diante da situação que Salvador se encontra”, comenta Gonzalez.
 

O empresário Enock Lima, 51 anos, se preocupa com a economia do país. “Não acredito que a economia tenha a reação que o governo prevê, diante do quadro que se vê, as dificuldades serão difíceis de serem superadas. Mas o que mais me assusta é a situação da saúde. É um setor que deve melhorar urgente. Se não houver investimento efetivo nessa área, a saúde irá cair no caos. Precisamos de 2013, sem corrupção”, desabafa o empresário.
 
Fotos: Roberto Viana / Bocão New
s

Nenhum comentário:

Postar um comentário