terça-feira, 26 de agosto de 2014

USP testa uso derivado de maconha contra insônia





Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto começaram testes com canabidiol – substância derivada da maconha – para entender os seus efeitos no sono. De acordo com o professor da Faculdade de Medicina (FMRP) José Alexandre de Souza Crippa, o teste com a substância em outros distúrbios neurológicos já apresentou resultados positivos e 40 voluntários foram convocados para participar do novo estudo.






O objetivo é avaliar se o medicamento seria eficaz em manter os níveis de relaxamento durante a noite. “Já mostramos previamente que o canabidiol é capaz de atuar melhorando alguns distúrbios do sono, especialmente em pacientes com Parkinson, em um transtorno de modo específico chamado transtorno comportamental de sono REM, que não tem tratamento farmacológico adequado atualmente”, explica Crippa. Testes em animais apresentaram melhoras em quadro de insônia.


A comercialização da substância é atualmente vetada no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com exceção de casos em que os pacientes obtêm autorizações especial. Por isso, a USP enviou, em julho, uma carta aberta ao órgão em que defende a sua reclassificação. “A polêmica é porque o canabidiol é um composto que está presente na Cannabis sativa [maconha]. Se ele estivesse na jabuticaba, por exemplo, não haveria nenhuma polêmica”, garante o pesquisador. Informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário