sexta-feira, 31 de outubro de 2014

UNA E CANAVIEIRAS REIVINDICAM LINHA TURÍSTICA A AGERBA‏






Os secretários do Turismo Thays Gavazza e do Turismo e Esportes de Canavieiras, Fernando Volpi, iniciaram estudos para solicitar à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) a criação de uma linha turística – semidireta – ligando Canavieiras a Itacaré com escalas em Una (Comandatuba) e Ilhéus. Os ônibus sairiam simultaneamente de Itacaré e Canavieiras, conduzindo turistas e moradores da região, sem necessidade de baldeação.
Os dois secretários efetuaram uma pesquisa junto aos usuários e aos turistas de baixa temporada e foi constatada a expectativa de uma linha direta entre as duas cidades para a introdução da prática do “day use” em ambas, bem como nas intermediárias. Os usuários apontaram que têm dificuldades para alcançar os extremos devido aos transtornos na escala em Ilhéus para troca de ônibus, pois nem sempre os horários coincidem.
A Câmara de Turismo da Costa do Cacau já vinha debatendo esse tema em suas assembleias, tendo em vista estender o benefício aos municípios que compõem esta zona turística, dependente dos horários regulares de algumas linhas para esses usuários específicos. A linha turística, sem a escala ao longo do percurso, favoreceria que turistas hospedados em Itacaré passassem o os dias em Canavieiras, em Ilhéus ou Comandatuba, podendo retornar no horário vespertino e vice-versa.
“Um abaixo-assinado com centenas de assinaturas acompanha o dossiê que será encaminhado à Agerba nesta semana”, informa Fernando Volpi, enquanto Thais Gavazza destaca “a importância da criação dessa linha como fator de integração das cidades que compõem a Costa do Cacau”. Segundo Thais Gavazza, também serão beneficiadas outras cidades da região, a exemplo de Uruçuca (Serra Grande), Ilhéus e Santa Luzia.
“Desde o início de minha gestão, defendo a ampliação da demanda regional, isto é, a promoção do turismo em curta distância que mantenha o visitante menos tempo na estrada e lhe proporcione mais tempo para o lazer e para conhecer a região em todo o seu esplendor”, diz Volpi, acrescentando que a parceria firmada com o município de Una é muito importante para a unidade de projetos regionais
Ainda, segundo Volpi, a linha ora proposta vem de encontro no projeto da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) apresentado em 2013 aos gestores presentes ao Fórum Estadual, em Salvador. “A proposta tem como escopo motivar os baianos a viajarem mais na Bahia, no conceito ‘Bahia visita Bahia’, um conceito importante para o desenvolvimento do turismo interno”, conclui Fernando Volpi.

Fonte: Una na midia

Arrecadação de Una (FPM) teve uma queda de 13% nesse mês de Outubro/2014 e a previsão é de nova queda em Novembro e Dezembro




Os municípios sofreram mais uma vez com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a cidade de Una/Ba também foi punida com essa queda. No primeiro decênio de outubro houve uma queda de 13,85% se comparado ao mesmo período do mês anterior.
Para a presidente da UPB – União dos Prefeitos do Estado da Bahia (Maria Quitéria), a situação está cada vez mais grave. “Administrar um município tem ficado difícil, as quedas são constantes e não há planejamento que se adeque. A população precisa entender que a situação é realmente de crise. Isso não é um jogo de palavras, está realmente muito complicado”, afirma a Presidente da UPB. Enquanto a arrecadação cai mês a mês, todos os custos municipais aumentam; do salário mínimo ao custo dos programas sociais. 
A carga de responsabilidade cresce numa proporção inversa sem uma solução em curto prazo.Diante da situação drástica, os prefeitos baianos buscam soluções administrativas, que possam amenizar os efeitos dos cortes financeiros, a preocupação é com a possibilidade de não pagar a folha dos servidores em dia. Para isso, os prefeitos vão se reunir essa semana com o objetivo de Fazer uma manifestação em busca de recuperar os valores perdidos. 
Os prefeitos continuam lutando pelo aumento do FPM. Mais de 100 prefeitos do Brasil todo, inclusive a presidente da UPB, esteve em Brasília para participar da Mobilização Permanente, movimento liderado pela Confederação Nacional dos Municípios, que entre outras reivindicações, objetiva garantir a aprovação do aumento do FPM durante apreciação no Plenário da Câmara Federal.


Fonte: Una na Midia

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pela democracia: Câmara derruba decreto bolivariano de Dilma; entenda



Projeto era destinado a criar conselhos populares em órgãos da administração

A Câmara dos Deputados reagiu e, enfim, derrubou nesta terça-feira (28) o decreto bolivariano da presidente Dilma Rousseff, destinado a criar conselhos populares em órgãos da administração pública. A matéria foi assinada no final de maio em uma canetada da presidente e foi alvo decríticas de juristas e parlamentares. O Senado ainda tem de avaliar o projeto de decreto legislativo para que a determinação do Planalto seja suspensa.


A derrubada da matéria é uma reivindicação antiga da oposição e se deu dois dias após as eleições, indicando a turbulência que Dilma encontrará no Congresso no novo mandato. “Essa derrota é para mostrar que o discurso de conversa com o Congresso não poder ficar só na teoria”, resumiu o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA).

Tão logo foi apresentado, no início de julho, o projeto que sustava o texto palaciano teve adesão maciça de partidos de oposição e da base, contando inclusive com o apoio do PMDB, maior aliado do governo. Na Câmara, a matéria ganhou regime de urgência, o que permitiu que fosse direto ao plenário antes de tramitar pelas comissões. O projeto de decreto legislativo que pedia a suspensão da canetada de Dilma foi pautado nesta terça por Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Casa que saiu derrotado na disputa ao governo do Rio Grande do Norte. Alves credita sua derrota à falta de apoio da presidente Dilma e ao fato de que o ex-presidente Lula chegou a participar da propaganda eleitoral do adversário Robinson Faria (PSD), eleito para o governo potiguar. Durante a sessão, o presidente convocou os deputados para que se mantivessem no plenário e garantissem a aprovação do texto. A derrubada do decreto foi aprovada em votação simbólica.

‘Sociedade civil’

O decreto número 8.243/2014 foi criado sob o pretexto de instaurar a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS). Mas, na prática, prevê a implantação de “conselhos populares”, formados por integrantes de movimentos sociais, vinculados a órgãos públicos. A matéria instituiu a participação de “integrantes da sociedade civil” em todos os órgãos da administração pública. Porém, ao trazer uma definição restritiva de sociedade civil, representa um assombroso ataque à democracia representativa e à igualdade dos cidadãos ao privilegiar grupos alinhados ao governo.

O decreto do Palácio do Planalto é explícito ao justificar sua finalidade: “consolidar a participação social como método de governo”. Um dos artigos estabelece, em linhas perigosas, o que é a sociedade civil: “I – sociedade civil – o cidadão, os coletivos, os movimentos sociais institucionalizados ou não institucionalizados, suas redes e suas organizações”. Ou seja, segundo o texto assinado por Dilma, os movimentos sociais – historicamente ligados ao PT – são a representação da sociedade no Estado Democrático de Direito.

A votação, que se arrastou por mais de duas horas, foi marcada por debates acalorados. “Numa democracia, quem escolhe o representante é o cidadão, é o povo. Com esse decreto, a presidente quer que essa escolha seja feita pelo próprio PT. Isso é um regime autoritário”, afirmou o líder do PSDB, deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA). “A Casa tem de se pronunciar. Não há espaço para que haja uma omissão do Parlamento brasileiro tendo em vista um quadro tão grave. A presidente Dilma prega dialogar, chama a nação para uma ampla negociação, mas impõe, via decreto presidencial, um modelo de consulta à população que é definido pelo Poder Executivo. É uma forma autocrática, autoritária, passando por cima do Congresso Nacional. Esse é um decreto bolivariano que realmente afronta o Poder Legislativo”, continuou o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE).

O PT tentou evitar a derrota a todo custo. Sabendo que não funcionaria no diálogo, o partido apresentou uma série de requerimentos, entre eles para adiar a sessão e retirar a matéria de pauta, mas todos foram rejeitados.


Deixe o seu comentário no CNA

Fonte: Veja

Justiça brasileira considera Pizzolato um foragido



O ministro Luís Roberto Barroso, atual relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, comentou a decisão da justiça italiana de negar a extradição do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. De acordo com o ministro, Pizzolato continuará como foragido para a justiça brasileira e poderá ser preso em qualquer parte do mundo, que não a Itália. Barroso destacou que não teve acesso à decisão italiana, mas acredita que a nacionalidade estrangeira legitimaria, no Brasil, a recusa da extradição.

O relator do mensalão, processo no qual Pizzolato foi condenado, apontou que com a decisão italiana existe “frustração do cumprimento da lei”. “Se a justiça condenou, idealmente a pena deveria ser cumprida”, disse.

O ministro, que quando advogado garantiu a liberdade ao italiano Cesare Battisti, refuta a possibilidade de um “revide” da Itália. “Duvidaria muito. A Itália é uma democracia madura, conduzida por líderes experientes”, disse. Ele destacou que a decisão de conceder a extradição é um ato de soberania e a decisão italiana deve ser respeitada pelo Brasil” e de preferência sem fazer comentários depreciativos”.

A atual condição das prisões brasileiras foi uma das alegações da justiça italiana, de acordo com a Advocacia-Geral da União, para negar a extradição de Pizzolato. Questionado sobre o assunto, Barroso disse ser um “crítico severo” das condições dos presídios, mas ressaltou que no caso dos condenados do processo do mensalão, especialmente na Papuda, não houve “em nenhum momento notificação de maus tratos ou tratamento degradante”. “Na Papuda, as condições são razoáveis”, disse.

O ministro chamou a atenção para a falta de acesso pelas autoridades brasileiras da decisão italiana. “Em quase todo o mundo decisões dos tribunais são tomadas em sala fechada e na maior parte dos países da Europa não se sabe nem se há voto divergente”, disse o ministro. “Não há país no mundo em que a deliberação seja mais ostensivamente transparente do que no Brasil.”

Deixe o seu comentário no CNA

Fonte: Veja

Alckmin rebate ANA e diz que 3ª cota do volume morto não trará problemas



Segundo Alckmin, a utilização da 3ª cota não está nos planos do governo.
Ele afirmou que pedirá a desoneração de impostos para enfrentar a crise.














Geraldo Alckmin assina o repasse de verba para a construção de policlínicas (Foto: Mariane Rossi/G1)


O governador Geraldo Alckmin afirmou, durante visita a Santos, no litoral de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (29), que a utilização de uma terceira reserva técnica (volume morto) do Sistema Cantareira não está nos planos do governo, apesar da crise hídrica enfrentada pelo estado de São Paulo. De acordo com ele, caso seja utilizada um dia, a água desse volume não trará nenhum tipo de problema ambiental nem para a população.


A explicação sobre a nova reserva técnica de Geraldo Alckmin foi uma resposta ao presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Abreu, que durante evento na Assembleia Legislativa afirmou ser impossível fazer a captação de mais um volume morto e, caso ele fosse retirado, seria apenas de lodo. "Essa reserva não está contaminada. Qual o motivo de não fazermos a retirada se o reservatório é o mesmo? É perfeitamente possível. A gente não pensou nisso antes simplesmente porque não tinhamos um sistema de tubulação suficiente. A água da Sabesp é potável. Ela é controlada. Se não estiver limpa não será distribuída", explicou.


Alckmin esteve na Baixada Santista pela primeira vez após ter sido reeleito governador de São Paulo. Durante a visita, ele anunciou um repasse de R$ 4,4 milhões para o início das obras de duas policlínicas na cidade, uma no morro São Bento e outra na Ponta da Praia. A previsão é de que os equipamentos fiquem prontos em até 10 meses. 


Durante o evento, Alckmin não conseguiu fugir das dezenas de perguntas sobre a crise hídrica no estado de São Paulo. Segundo ele, o Governo Federal utilizou parte das águas das represas de Jaguari e Paraibuna para a produção de energia elétrica. "Nós vínhamos preservando a represa de Jaguari. Ela estava com 40% da capacidade total. Essa água ia garantir o abastecimento humano do Vale do Paraíba, do Rio de Janeiro e de Campinas. A Agência Nacional de Águas, que pertence ao Governo Federal, nos obrigou a fazermos a abertura das águas a ponto de ameaçar uma intervenção. A represa, que antes estava 40% preenchida, chegou a 12%. Parte dessa água foi para produzir energia elétrica. A represa de Paraibuna está com 5% da capacidade e cai 0,4% por dia. Boa parte dessa água não está indo para abastecimento humano", criticou Alckmin.


Apesar das críticas ao governo federal, Alckmin também afirmou que conversará com a presidenta Dilma Rousseff (PT) e solicitará mais recursos financeiros e a desoneração de impostos para enfrentar a crise hídrica. Segundo o governador, é necessário conceder a isenção do Cofins e do PIS para empresas de saneamento básico. "O Governo Federal precisa tirar o imposto da água. A presidente prometeu que faria isso há quatro anos. Só a Sabesp paga R$ 680 milhões de PIS e Cofins. Vamos conversar com ela. O Governo Federal sempre foi nosso grande parceiro", afirmou.


De acordo com o tucano, o governo estadual planeja ainda uma interligação entre a represa do Jaguari e a represa de Atibainha, que faz parte do sistema Cantareira. Como houve essa grande queda em Jaguari, o governo pretende acabar com a geração de energia por parte da represa. "Ela gera muita pouca energia. É insignificante do ponto de vista elétrico. Nós vamos pedir para encerrar a concessão e manter a represa de Jaguari só para o abastecimento humano. O operador nacional do sistema não poderá mais fazer o que fez", garantiu.


Alckmin também voltou a descartar o rodízio de água na região metropolitana de São Paulo. "Não há necessidade. Já adotamos os bônus para quem economizar e não criamos problemas para a população. Se você ouvir os melhores técnicos e professores do país, eles vão dizer que isso não é adequado. Um racionamento é socialmente injusto e tecnicamente inadequado", explicou.


Para evitar a falta de água no Estado, o governador também diz que está realizando investimentos, inclusive na Baixada Santista, para a temporada de verão. "Mambu Branco e Jurubatuba, estão prontas. Estamos preparados para o verão. Aumentamos a captação de água, aumentando a nossa reserva e o tratamento está melhor também", explicou Alckmin.


Sistema Cantareira
Apesar das chuvas que atingiram a Grande São Paulo durante o fim de semana, o Sistema Cantareira registrou nova queda nesta segunda-feira (27) atingindo 13% de sua capacidade. O valor conta com a segunda cota da reserva técnica, que ainda não está sendo utilizada. No domingo (26), o nível estava em 13,2%.


Na sexta-feira (24), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) incorporou ao índice total 10,7 pontos percentuais do volume morto. A primeira parte dessa reserva começou a ser utilizada em 16 de maio, quando o nível das represas estava em 8,2%. Na época, foram adicionados 18,5 pontos percentuais ao total, que saltou para 26,7%.
Nível de reservatório do Sistema Cantareira atinge índice mais baixo da história (Foto: Reprodução TV Globo)
Seca em represa do Cantareira revela 'cemitério de carros' (Foto: Eduardo de Paula/ TV Vanguarda)




Fonte; G 1

Raio-X: apesar da diferença na Série A, Galo supera o Fla em disputa acirrada


Atleticanos Victor, Maicosuel e Diego Tardelli e o flamenguista Samir contam com
unanimidade de votos em seus respectivos duelos por posição na Copa do Brasil







Protagonistas de uma das maiores rivalidades interestaduais do Brasil, Flamengo e Atlético-MG começam a decidir nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), uma vaga na final da Copa do Brasil. Mesmo desfalcado de importantes jogadores, como Réver, Leandro Donizete e Guilherme, o Galo chega ao Rio de Janeiro impulsionado pela reação no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro, por sua vez, joga praticamente completo – Alecsandro é a única baixa de peso – e conta com a força de sua torcida no Maracanã para iniciar bem no duelo – o jogo de volta, marcado para o Mineirão, acontece na próxima quarta, 5 de novembro.

O GloboEsporte.com consultou os comentaristas Roger Flores e Marcelo Bechler e também o locutor Rogério Corrêa sobre quem leva a melhor no confronto posição a posição. Apesar da distância que separa as equipes na tabela do Brasileirão – os mineiros ocupam o terceiro lugar, com 54 pontos, 14 a mais do que somam os cariocas, na 11ª colocação –, a vitória atleticana foi apertada: 6 a 5.

Victor, Samir, Maicosuel e Diego Tardelli foram os jogadores que contaram com unanimidade de votos em seus respectivos duelos por posição. Confira a seleção de cada comentarista: 

Roger Flores: Victor, Marcos Rocha, Edcarlos, Samir e João Paulo; Cáceres, Dátolo, Everton e Maicosuel; Diego Tardelli e Carlos.


Marcelo Bechler: Victor, Marcos Rocha, Chicão, Samir e João Paulo; Cáceres, Canteros, Luan e Maicosuel; Diego Tardelli e Carlos.


Rogério Corrêa: Victor, Léo Moura, Chicão, Samir e Douglas Santos; Josué, Dátolo, Everton e Maicosuel; Diego Tardelli e Eduardo da Silva.

Seleção final: Victor, Marcos Rocha, Chicão, Samir e João Paulo; Cáceres, Dátolo, Everton e Maicosuel; Diego Tardelli e Carlos.




Fonte: Globo Esporte

PF adiou investigação de refinaria da Petrobras por anos



Investigação sobre irregularidades na Abreu e Lima pouco andou, apesar de cobrança do Ministério Público à Polícia Federal de Pernambuco

A Polícia Federal (PF) em Pernambuco manteve praticamente paralisado por três anos um inquérito aberto para apurar suspeitas de superfaturamento de R$ 1,3 bilhão nos principais contratos da refinaria Abreu e Lima, em construção em Ipojuca (PE). A investigação, instaurada em fevereiro de 2011, só foi retomada em maio deste ano, quando foram determinadas as primeiras perícias nos contratos. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, chegou a ser oficiado para que informasse eventual “repactuação dos contratos envolvidos”, ainda no início das apurações, mas não houve resposta nem cobrança por parte da PF.

Durante a tramitação do inquérito, os investigadores ignoraram a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que prosseguissem na apuração e consultaram a Justiça sobre a competência para atuar no caso, o que impediu a produção de provas num período de três anos e três meses.

Nesse período, o esquema de desvios de recursos e pagamento de propina, a partir dos contratos superfaturados de Abreu e Lima, operou sob o comando do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Os dois firmaram acordo de delação premiada e citaram políticos envolvidos no esquema.

A Operação Lava Jato, responsável pela prisão de Youssef e Costa, foi deflagrada em março deste ano, sob a condução da PF e do MPF no Paraná. O inquérito da PF em Pernambuco, instaurado a partir do encaminhamento de decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), ainda em 2010, sobre o superfaturamento de R$ 1,3 bilhão em Abreu e Lima, só foi retomado após vir à tona o escândalo envolvendo o doleiro e o ex-diretor da estatal.

Nos anos em que o procedimento ficou praticamente parado, os negócios de Youssef e Costa prosperaram. Laudo feito pela PF no Paraná mostra que, só da Sanko Sider, empresa subcontratada do consórcio liderado pela Camargo Corrêa, as empresas controladas pelo doleiro receberam R$ 31,4 milhões entre 2011 e 2013.

Possível prescrição dos crimes

O delegado que assumiu a investigação em Pernambuco pediu que o setor técnico-científico da PF, em ofício enviado em junho deste ano, informasse a previsão para a realização das perícias. O temor era a prescrição de crimes relacionados ao suposto superfaturamento nos contratos. “Considerando o tempo que nos distancia dos fatos e o risco dos efeitos da prescrição, solicito informar uma previsão para a realização dos exames, nada obstando que haja oportuno pedido de prorrogação do prazo”, escreveu o delegado.

Além dos pedidos de perícia, a PF ampliou o foco das investigações com a retomada do inquérito. Serão identificados os responsáveis pelo projeto básico da refinaria, projeto executivo, planilhas de referência, execução dos contratos, fiscalização e assessoramento, como consta num despacho de maio.

Nos primeiros dias de funcionamento do inquérito, em 2011, a PF solicitou informações sobre o suposto superfaturamento às empreiteiras contratadas e à Petrobras. Os investigadores ouviram, em duas semanas, sete depoimentos de funcionários do terceiro escalão da estatal, responsáveis pela gerência direta dos contratos. A realização das oitivas, sem que o TCU tivesse enviado os documentos complementares, foi criticada pelo delegado que hoje comanda os trabalhos. No mais, o processo teve como andamentos apenas atualizações dos trabalhos do tribunal.

Caso retomado pela PF 

O primeiro questionamento da PF sobre a prerrogativa para fazer a investigação foi feito em setembro de 2012, após mais de um ano e meio sem avanços reais do inquérito. O argumento foi que, pelo fato de a Petrobras ser uma sociedade de economia mista, crimes praticados na companhia não seriam da alçada da Justiça Federal. Portanto, não caberia à PF conduzir o inquérito.

O MPF refutou a tentativa de encerrar o procedimento e orientou a continuidade. A PF, então recorreu à Justiça Federal, em dezembro de 2012, com uma consulta sobre a prerrogativa da investigação. A decisão não caberia ao MPF, mas ao Judiciário, conforme a PF em Pernambuco.

Essa consulta levou a mais um ano de paralisia, enquanto a Justiça ouvia as partes envolvidas e pedia informações à Controladoria Geral da União (CGU) sobre a existência de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas obras da refinaria. A decisão final, em dezembro de 2013, foi a de que a competência é de alçada federal. O caso voltou para as mãos da PF em janeiro deste ano.

‘O Globo’ procurou a Superintendência da PF em Pernambuco, a instituição em Brasília e o Ministério de Minas e Energia. Por ser feriado (Dia do Servidor Público), não houve expediente e os assessores não deram retorno.

Deixe o seu comentário no CNA

Fonte: O Globo

Padre acusado de abuso sexual se enforca na sacristia



Um padre italiano que admitiu ter abusado de uma adolescente se enforcou na terça-feira (28) na sacristia de sua igreja pouco antes que o bispo anunciasse oficialmente sua expulsão da paróquia, segundo informações da diocese de Trieste (nordeste do país).

Em uma conversa no sábado com seu bispo, monsenhor Giampaolo Crepaldi, o sacerdote de 48 anos admitiu ter cometido ações graves contra uma moça de 13 anos e solicitou dois dias para preparar uma carta pedindo perdão a Deus, à Igreja e à vítima.

Quando na terça o bispo chegou para informar oficialmente sobre sua expulsão e da abertura de um procedimento canônico contra ele, o encontrou enforcado na sacristia.


Deixe o seu comentário no CNA

Fonte: G1

Suzane Richthofen se casa dentro da cadeia com uma sequestradora



Ela e a companheira vivem em uma cela especial desde setembro. Anteriormente, a parceira de Suzane mantinha relacionamento com Elize Matsunaga

Suzane Von Richtofen “se casou”. A nova parceira da detenta, que está há 12 anos encarcerada na penitenciária de Tremembé, no interior paulista, é Sandra Regina Gomes, condenada a 27 anos de prisão pelo sequestro de uma empresária em São Paulo. As informações foram divulgadas pelo jornal ‘Folha de S.Paulo’ nesta terça-feira (28).

Antes do enlace entre as duas, Sandra vivia maritalmente com Elize Matsunaga, presa pela morte e esquartejamento do marido Marcos Kitano Matsunaga, em junho de 2012.

Todas se conheceram na fábrica de roupas que funciona dentro do presídio e onde Suzane ocupa um cargo de chefia. O triângulo amoroso acabou por romper a amizade entre as presas.

Desde setembro deste ano Suzane e Sandra passaram a dormir em uma cela especial destina a presas casadas. Lá, dividem o espaço com mais oito casais. Antes Suzane ocupava uma ala especial, destinada a presas evangélicas, desde 2002, quando foi presa pelo assassinato dos pais Manfred e Marísia Von Richthofen, mortos a pauladas a mando de Suzane.

Para poder dormir com sua parceira, a ex-estudante teve de assinar um documento de reconhecimento de relacionamento afetivo, exigido para todas as presas que resolvem viver juntas.

Em Tremembé, esse papel funciona com uma certidão de casamento. Permite o convívio marital, mas também impõe regras de convivência aos casais.

Após assinatura desse compromisso, por exemplo, caso se separe, a presa não poderá voltar à cela especial – única destinada a casais – em um prazo de seis meses.

Por já ter vivido com Elize no espaço, Sandra teve que passar por uma quarentena antes de poder assumir o relacionamento com Suzane. Ela é apontada também como o principal motivo para que Suzane abrisse mão do regime semiaberto. Em agosto passado, a juíza Sueli de Oliveira Armani concedeu a chamada “progressão de regime”, mas a moça abriu mão do benefício.


Os advogados tentavam essa decisão desde final de 2008 e começo de 2009. Surpreendentemente, Suzane pediu à magistrada para adiar sua ida para o regime semiaberto e permanecer na cadeia em tempo integral.

Se aceitasse o benefício, seria transferida para outra unidade, já que a unidade feminina de Tremembé onde elas estão só tem autorização para receber presas em regime fechado.

Recentemente, Suzane abriu mão de lutar pela herança dos pais e tenta se reaproximar do irmão, Andreas.

Por outras penitenciárias onde passou Suzane também despertou paixões. Em Rio Claro, por exemplo, duas funcionárias do presídio se apaixonaram por ela. Com isso, recebeu algumas regalias ilegais, como acesso à internet. A história só foi descoberta porque as funcionárias brigaram pelo amor de Suzane.

Em Ribeirão Preto, para onde foi transferida, um promotor teria se apaixonado por Suzane e prometido lutar para tirá-la da “vida do crime”. Ela não gostou da proposta e denunciou as investidas.

O promotor foi punido pelo Ministério Público por comportamento inadequado – ele nega o suposto assédio.

Pessoas que conversaram com Suzane recentemente afirmam que ela pretendia fazer uma cerimônia para celebrar o enlace no começo de novembro. Tinha escolhido até padrinhos. O plano, no entanto, foi adiado depois que ela soube que uma TV preparava uma reportagem sobre ela. Com medo de expor a relação, adiou o evento.

Quando foi presa, Suzane namorava Daniel Cravinhos de Paula e Silva. Teria sido em nome desse amor que eles arquitetaram a morte dos pais. O pai da menina não aceitaria o namoro porque Daniel não estudava nem trabalhava. Para concretizar o plano, contaram com a ajuda do irmão de Daniel, Cristian.

Todos foram condenados. Os irmãos cumprem pena no regime semiaberto. O Ministério Público acredita que ela foi a mentora do crime.

Deixe o seu comentário no CNA

Fonte: Veja

ACIDENTE NA BR-104 COM CAMINHÃO QUE CAIU DE BARRANCO E MATA TRÊS PESSOAS NA PARAÍBA






O acidente aconteceu no trecho da BR-104 na zona rural do município de Alcantil (Foto: Aline Galdino/G1) -
Três pessoas morreram após o caminhão em que eles estavam cair em um barranco na BR-104, na zona rural do município de Alcantil, Cariri paraibano, no domingo (19). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão perdeu o controle do veículo ao frear e acabou caindo no barranco.

O acidente aconteceu na tarde do domingo. O caminhão, carregado com tomates, saiu de Campina Grande comdestino ao município de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Ao chegar em uma curva na cidade de Alcantil, o motorista tentou frear o veículo para fazer a curva, mas acabou perdendo o controle do caminhão, que capotou e caiu em um barranco.

Com a queda, o motorista e dois passageiros acabaram sendo esmagados pela cabine. A carga ficou espalhada na encosta da estrada. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros estiveram no local, mas as vítimas não resistiram aos ferimentos. Uma perícia será feita pela PRF para tentar identificar as causas do acidente.


Fonte: Rede Brasil de noticias

ACIDENTE ENVOLVENDO CARRETA CAMINHÃO BAÚ E UM CORSA MATA TRÊS NA BR-407






Um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão baú e um carro deixaram quatro pessoas mortas e uma ferida na BR-407, trecho da cidade de Filadélfia, a 219 km de Serrinha, na tarde desta ontem.

Um veículo, modelo Corsa, que levava um homem, sua mulher e duas crianças, tentou ultrapassar um caminhão, mas antes de desistir da ação, o motorista perdeu o controle do carro, batendo em uma carreta que vinha na direção oposta e no caminhão que tentou ultrapassar.

O motorista do carro e as duas crianças morreram na hora, assim como o motorista do caminhão, que tombou e caiu dentro de um lago. A mãe das crianças ficou ferida e foi levada a uma unidade de saúde na cidade de Senhor do Bonfim. Não foi informado seu estado de saúde. O acidente fez com que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditasse as pistas nos dois sentidos e, até então, segue fechada para remoção dos veículos.



Com Informações Vermelhinho

Alfabetizada aos 22 anos, aluna cega supera dificuldades para fazer Enem



Alfabetizada aos 22 anos, a estudante Valdirene Vieira Bonfim, de 37 anos, superou dificuldades com os estudos para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A dona de casa sonha em cursar a faculdade de Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no sul da Bahia. Há sete anos ela tenta conquistar uma vaga no CURSO pelo Enem e, nos próximos dias 8 e 9 de novembro, vai tentar mais uma vez. "Nasci cega, com glaucoma congênito. Eu me alfabetizei adulta. Eu fiz a escola normal, já a 7° e 8° séries fiz supletivo. Terminei o segundo grau com 31 anos. Eu sempre tive vontade de estudar. Aqui não tinha professores para ensinar o braile. Aí, quando surgiu, em 2009, minha mãe ficou sabendo e comecei a estudar" explica a estudante de Itabuna, cidade a 426 quilômetros de Salvador. Para Valdirene, a maior dificuldade com o Enem é estudar. Ela faz um curso pré-vestibular e conta que não há material para acompanhar os assuntos. "Está muito difícil porque o material que o professor dá aula não está em braile, não tenho com quem estudar, quem possa ler para mim. Apesar disso, eu acho que a pessoa não pode desistir, tem que continuar insistindo. Fácil não é. Foi muito difícil concluir o segundo grau, consegui com apoio da minha família. Quem está estudando hoje está tendo mais acesso aos conteúdos, pode pesquisar no computador para estudar e eu ainda não tenho tanto domínio. Ainda preciso de ajuda para usar", relata. (G1)

Incrições para o concurso do TJ-Ba começam hoje à tarde



A partir das 14 horas desta quarta-feira (29) estarão abertas as inscrições para o Concurso Público destinado ao provimento dos cargos de nível superior, nível médio e nível médio técnico do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. O endereço para proceder a inscrição, que segue até às 23h59 do dia 4 de dezembro, é este. Elaborado pela Presidência do Tribunal de Justiça em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça, o edital oferece 200 vagas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário: 107 para nível superior, 81 para nível médio e 12 para nível médio técnico, com formação de cadastro de reserva. Também ficou definido que 70% das vagas serão destinadas aos cartórios judiciais. Serão contempladas as especialidades de Direito, Administração, Tecnologia da Informação, Arquitetura, Assistência Social, Biblioteconomia, Comunicação com habilitação em Jornalismo, Contabilidade, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Medicina, Odontologia e Psicologia. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 85 para nível superior e R$ 68 para nível médio e técnico. Os salários são de R$ 3.091,21 e R$ 5.117,24, respectivamente, para nível médio e nível superior, mais auxílios alimentação e transporte. As provas, com questões objetivas e discursivas, serão realizadas em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista no dia 25 de janeiro. O edital está aqui.


Fonte: Rede Brasil de noticias

Cacau aumenta capacidade do cérebro, dizem cientistas



Um regime rico em flavonóis, subgrupo dos flavonoides, substâncias naturais encontradas no cacau e em outros frutos, pode controlar a deterioração cognitiva relacionada com a idade - afirmam cientistas. O processo de envelhecimento costuma ser acompanhado por uma dificuldade maior de aprender, ou de lembrar de alguns nomes, ou lugares. A deterioração gradativa da memória começa na idade adulta, mas não é percebida antes dos 50, ou 60 anos. Para estudar o impacto dos flavonóis do cacau, cientistas da Universidade de Columbia (EUA) submeteram a testes 37 voluntários com idades entre os 50 e os 69 anos. Esses voluntários foram distribuídos em dois grupos que, durante três meses, ingeriram diariamente bebidas com altas doses de flavonóis - uma delas, contendo 900 mg, e a outra, com uma dose baixa da substância, de 10 mg. As bebidas foram preparadas por um fabricante americano de chocolates, que desenvolveu uma técnica para extrair os flavonóis do cacau e que financiou parcialmente a pesquisa. Ao final do teste, os cérebros dos voluntários foram observados com técnicas de imagem cerebral, que permitiram mostrar o aumento sensível do volume sanguíneo de uma região conhecida como giro dentado do hipocampo nos voluntários do primeiro grupo. O giro dentado desempenha um papel na memória, mas os resultados diminuem com a idade. Os voluntários do primeiro grupo apresentaram melhores aptidões de memorização do que os do segundo, em um exercício de reconhecimento de formas com 20 minutos de duração. "Depois de três meses, um participante, que tinha a memória de um sexagenário no começo do estudo, apresentou desempenho típico de alguém com 30, ou 40 anos", afirmou Scott Small, principal autor do estudo, publicado na edição deste domingo da revista "Nature Neuroscience". O pesquisador destacou, porém, que os resultados preliminares terão de ser confirmados por novos estudos, com um número maior de pessoas. Ele também advertiu que não foi possível concluir a necessidade de se ingerir mais chocolate, pois a "quantidade de flavonóis encontrada no chocolate é minúscula em comparação com a consumida" pelos voluntários do estudo. Os flavonóis também podem ser encontrados no chá, nas uvas e em muitos outros frutos e legumes e poderiam, segundo outros estudos, ser benéficos também para o coração. Uma outra pesquisa, feita por cientistas australianos, com o apoio de outro fabricante de chocolate, já teria demonstrado, em 2012, que os flavonóis do cacau poderiam aumentar a capacidade do cérebro. (Estado de Minas)
Fonte: Rede Brasil de noticias

Vazou: Ás 19:30 de domingo, Aécio recebeu telefonema que dizia que ele já era o novo presidente






Foto: Reprodução.
Virilizou a informação de que por volta das 19:30 de domingo o apartamento de Andreia Neves em Belo Horizonte estava em festa. Segundo o que emergiu, naquela hora Aécio recebeu um telefonema em que alguém lhe dizia que já estava com mais da metade dos votos válidos e já poderia ser considerado Presidente da República. Sua filha Gabriela, sempre de acordo com o relato, fora as pressas para BH assim que soube que o pai abrira uma larga vantagem por volta das 17:40. FHC ao tomar conhecimento da notícia já estava com tudo pronto para ir para Belo Horizonte. No apartamento de Andreia o clima era de êxtase: abraços de parabéns pela sala e selfies com o novo presidente. A festa foi subitamente interrompida as 19:32. Dilma tinha virado. Fonte: Plantão Brasil.

Deputado propõe separação de São Paulo e ex-secretário fala em construção de muro




Deputado estadual eleito em São Paulo, Coronel Telhada (PSDB) ficou indignado com a reeleição de Dilma Rousseff (PT). A petista bateu o tucano Aécio Neves no segundo turno da eleição, em disputa apertada. "Mais quatro anos de corrupção e de desgoverno para o Brasil", escreveu Telhada no Facebook. "Parabéns aos que votaram em Branco e Nulos, vocês condenaram o Brasil com a sua omissão e covardia", completou. O deputado disse estar "muito triste" com o resultado e disse que talvez "chegou a hora de São Paulo se separar do resto do país". Já o ex-secretário nacional de Justiça, o advogado Romeu Tuma Júnior, propôs a construção de um muro que divida o país em dois. "Vamos respeitar os eleitores do PT e mandar a Dilma só para eles", escreveu, postando uma imagem que mostra o mapa do Brasil dividido por uma linha vermelha horizontal. De um lado, estão os Estados do Norte e do Nordeste, do outro, estão os demais Estados do País e o Distrito Federal. O muro seria como o de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas partes.


Fonte: Opnião sul

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dataprev abre edital para concurso. Salários podem chegar a quase 6 mil reais




Foi publicado nesta segunda-feira, 20 de outubro, o edital do novo concurso da Dataprev, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, que traz 4.016 vagas para a formação de cadastro reserva. As inscrições tiveram início às 10h de hoje e seguirão até o dia 17 de novembro. Organizada pelo Instituto Quadrix, a seleção disponibiliza os formulários de participação no site www.quadrix.org.br. As taxas são de R$ 50 para posições de nível médio e de R$ 80 para as que requerem ensino superior. Pedidos de isenção serão recebidos até 10 de novembro. Provas objetivas e discursivas farão a triagem dos candidatos. Para as funções que pedem diploma de graduação também haverá análise de títulos. Os exames de múltipla escolha e dissertativo serão realizados no dia 14 de dezembro em todas as capitais brasileiras. A duração será de quatro horas.



O resultado final é esperado para 23 de fevereiro de 2015. O concurso reserva 10% das colocações para pessoas com necessidades especiais e 20% aos afrodescendentes. Com exigência de nível técnico e registro profissional são oferecidos os cargos de auxiliar de enfermagem do trabalho (5) e técnico de segurança do trabalho (6) para lotação na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A perspectiva de remuneração é de R$ 3.129,73, composta por salário-base de R$ 2.123,40, adicional de atividade no valor de R$ 285,13 e auxílio-alimentação de R$ 721,20. Para concursandos com ensino superior que tenham registro no conselho da categoria, quando aplicável, as chances podem ser separadas por salário.


O valor mensal de R$ 5.837,38, contando vencimento básico de R$ 4.445,95, adicional de R$ 670,23 por atividade e auxílio-alimentação (R$ 721,20) será pago para aos 510 analistas de processamento que tomarão posse no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF). Já a remuneração de R$ 6.395,39 – com base de R$ 5.003,96, adicional de R$ 670,23 e auxílio-alimentação de R$ 721,20 – é oferecida para as carreiras de engenheiro de segurança do trabalho (6) e médico de segurança do trabalho (6), com lotação no Rio de Janeiro (RJ).


O mesmo ganho mensal, dentro do rol de profissões para graduados, é concedido para o emprego de analista de tecnologia da informação nos ramos de administração de pessoal (30), advocacia (80), análise de informações (15) e negócios (425), arquitetura (19), comunicação social (15), contabilidade (27), desenvolvimento de pessoas (25), desenvolvimento (1.094), engenharia civil (14), engenharia elétrica (32), engenharia mecânica (14), finanças (36), gestão de TIC (489), infraestrutura e aplicações (817), processo administrativo (51), prospecção de soluções (43), qualidade de vida (9), serviços logísticos (168) e web design (80). As vagas estão em todo o país. Os escolhidos serão admitidos pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


Os contratos incorporam benefícios como reembolso pré-escola (para filhos matriculados em creche, maternal e educação infantil); reembolso escolar (para os dependentes dos empregados matriculados no ensino fundamental e médio); apoio financeiro a tratamento especializado; plano de previdência complementar; e plano de saúde e odontológico.


barreira noticias

Idoso da PB compra 10 iPhones pela internet, mas recebe coco e refrigerante









Idoso investiu mais de 8 mil reais na compra.

Um idoso de 70 anos entrou para a lista das vítimas dos golpes na internet. Ele comprou dez celulares do modelo iPhone 6 ( recém lançado) em um conhecido site de compras, mas recebeu em casa uma caixa contendo um coco e uma garrafa de refrigerante. O caso foi notificado nessa terça-feira (21), na 12ª Delegacia Distrital, no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Pelos aparelhos, ele pagou o valor de R$ 18,1 mil, sendo que já havia depositado R$ 8 mil. De acordo com Iumara Gomes, delegada titular de Defraudações de João Pessoa, o adolescente, filho do aposentado, viu a promoção dos aparelhos no site e conversou com o pai sobre o baixo custo e a rentabilidade que teriam com a compra. “O pai viu o preço e comprou no dia 18 de outubro. No dia 20, quando a caixa enviada pelo Sedex foi aberta, as pessoas encontraram um coco verde e uma garrafa pet de refrigerante”, revelou a delegada. Segundo o delegado Lucas Sá, que vai investigar o caso, foi paga uma quantia de R$ 8 mil e a outra parte foi parcelada. “Para a compra ser efetivada e as pessoas receberem os iPhones 6 em casa, elas pagaram R$ 8 mil de entrada e parcelaram o restante do valor”. O remetente forneceu um endereço falso como se morasse no município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O caso será investigado pela Polícia Interestadual do Rio, a Polinter. Informações do Portal Correio.

Acidente com cinco caminhões deixa dois mortos e um ferido na BR-407







Duas pessoas morreram e uma ficou ferida em um acidente com cinco caminhões na noite de quinta-feira (23), na BR-407, no distrito de Carnaíba, região do município de Juazeiro, norte da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão carregado de frutas bateu em outro que estava sendo rebocado por um guincho e, em seguida, atingiu outros dois veículos que estavam parados na pista. Duas vítimas morreram no local e outra foi levada para um hospital em Juazeiro. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela. Até as 6h desta sexta-feira (24), apenas uma das faixas da pista no trecho do acidente havia sido liberada, mas o trânsito flui na região. Informações do G1.

Aposentado que voltar a trabalhar poderá ficar isento de pagar INSS





A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 64/2013, da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), isenta o aposentado que retornar ao trabalho da contribuição para a seguridade social.
A PEC aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).A autora argumenta que muitos aposentados pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS) retornam ao mercado de trabalho justamente porque os benefícios previdenciários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são baixos.
Mas, ao retornar à atividade laboral, acrescenta Lídice, o idoso volta a pagar a contribuição para a seguridade social, o que a senadora considera injusto. Em sua justificativa, a autora explica que “a nova contribuição [imposta ao aposentado] não possui nenhuma contrapartida, já que o aposentado que volta ao trabalho não receberá nenhum outro benefício previdenciário correspondente, portanto, ela não deve existir”. Lídice lembra que a isenção da contribuição social ao aposentado que volta à ativa, poderá beneficiar também o empregador, que não terá que arcar com sua parcela da contribuição social. (Tribuna)

Anvisa suspende lote de açúcar cristal por encontrar excremento e pelo de roedor




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e a comercialização do lote MO5-LOT 0307 (val.:7/3/16) do Açúcar Cristal por encontrar excremento e pelo de roedor na unidade. De acordo com a agência, o Açúcar Cristal é fabricado pela empresa Mercavalle Mercantil Vale do Sol Ltda, em Contagem (MG).A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22) após Laudo de Análise – emitido pelo Instituto Octávio Magalhães da Fundação Ezequiel Dias – apresentar a presença do excremento e do pelo de roedor, matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana e de falhas das Boas Práticas. Nota do BN
 
Fonte: Opnião sul
 

Professora é presa por abusar sexualmente de aluno de 16 anos






Uma professora de 24 anos foi presa após se envolver com o aluno de 16 anos nos Estados Unidos. O relacionamento entre Megan Mahoney e o adolescente, que estudava na Escola Católica de Staten Island, onde ela lecionava ginástica, durou três meses.
Em uma das ocasiões, o ato aconteceu dentro da escola. Ela também responde por quatro acusações de “ato sexual criminoso” – sexo oral mútuo. Megan já tinha pedido demissão em janeiro, depois que a ex-namorada do adolescente flagrou os dois juntos em uma pizzaria. O casal se encontrava pelo menos duas vezes por semana. A professora foi solta após pagar fiança, e pode pegar quatro anos de prisão por 30 acusações e estupro estatutário por sexo com o menor. (Com informações do Correio)

Aos 73 anos, futuro presidente da CBF fisga a musa do Bahia; Veja fotos da gata





Marco Polo Del Nero está fazendo sucesso com as mulheres mais novas. Prestes a assumir a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o dirigente de 73 anos está em um relacionamento com a jovem Carol Muniz, de 28 anos, que ganhou destaque no cenário nacional como musa do Bahia e foi capa da revista masculina Sexy em julho deste ano.


O casal tem tido encontros constantes nas últimas semanas. Os dois já passearam de helicóptero e de lancha, tudo registrado pela baiana em seu perfil do Instagram, sempre com o cuidado de não mostrar o dirigente nas imagens. Carol fez até uma visita ao museu da CBF com direito a propaganda do local.

Há pouco mais de um mês, o dirigente esteve envolvido com outra garota que foi capa da mesma revista, Katherine Fontenele, 50 anos mais nova que Del Nero.

Fonte: Opnião sul

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vazamento de água bloqueia rua na Zona Norte de SP


CET montou desvio na rua Avenida Elísio Teixeira Leite.
Problema prejudica motoristas que trafegam no sentido Centro.










Um vazamento de água bloqueava a Avenida Elísio Teixeira Leite, na Zona Norte de São Paulo, na manhã desta terça-feira (21). A força da água rompeu o asfalto, na altura da Rua Aurora do Norte, no sentido Centro.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montou um desviou para os motoristas que seguiam no sentido Centro. Apesar de a água invadir o sentido bairro da via, os motoristas conseguem circular.

Procurada, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) disse que a tubulação foi fechada, mas a água ainda fluía às 7h25.
Vazamento de água bloqueou a Avenida Elísio Teixeira Leite, na Zona Norte de São Paulo (Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo)

Adutora rompeu na Zona Norte de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)




Fonte: Do G1 São Paulo

Distrital teve inicio neste domingo.






As equipes de Juerana e Pedras de Una.



O Primeiro Campeonato Distrital de Futebol Amador de Una teve inicio neste domingo (19) com um público de 412 (quatrocentos e doze) pessoas. A renda foi de R$ 624,00 e foi dividida em parte iguais para as equipes da rodada.


Execução do Hino Nacional Brasileiro.

A equipe de Pedras que começou o jogo na vantagem, ao ter um jogador expulso, cedeu o empate ao time da Juerana, após perder mais dois jogadores por cartão vermelho, permitiu que o adversário virasse o jogo para 2 a 1.


No segundo Jogo, a Escolinha Bola Cheia empatou com a equipe do Marcel Ganem em 1 a 1. A próxima rodada será no dia 02 de novembro, visto que no domingo, dia 26, aconteceu o II turno das eleições presidenciais.


As crianças deram um show na abertura.

O cerimonial de abertura contou com a participação das crianças do grupo Curumim do Batuque do Mestre Nadinho e após, a execução do Hino Nacional Brasileiro. O Secretário de Finanças, Sr. Maurício Martins, representou a prefeita no ponta-pé inicial do certame.


Fonte: Una na midia








Homem paralisado volta a andar após transplante de células do nariz


Darek Fidyka ficou paralisado após ser esfaqueado várias vezes em 2010 e não apresentava sinais de recuperação; tratamento é inédito no mundo.









Darek Fidyka voltou a andar após receber transplante de células olfativas. (Foto: BBC)

Um homem paralisado conseguiu andar novamente após um tratamento inovador que envolveu o transplante de células de sua cavidade nasal para a medula espinhal.

Darek Fidyka, de 40 anos, ficou paralisado do peito para baixo após ser esfaqueado várias vezes em 2010. Agora, ele pode andar usando um andador. Ele também recuperou algumas funções da bexiga e intestino e funções sexuais.

Antes do tratamento, Fidyka estava paralisado havia quase dois anos e não mostrava nenhum sinal de recuperação, apesar de meses de fisioterapia intensiva. Ele disse que andar novamente foi "uma sensação incrível".

"Quando você não pode sentir quase metade do seu corpo, você é impotente, mas quando ele começa a voltar, é como se você tivesse nascido de novo".

O tratamento, inédito no mundo, foi realizado por cirurgiões poloneses em colaboração com cientistas em Londres. Detalhes da pesquisa foram divulgados na publicação científica Cell Transplantation.

O programa de TV Panorama, da BBC, teve acesso exclusivo ao projeto e passou um ano acompanhando a reabilitação do paciente.

O chefe de regeneração neural do Instituto de Neurologia da Universidade College, de Londres, liderou a equipe de pesquisadores. Ele disse que o resultado é "mais impressionante do que o homem andar na lua".

Como foi

O tratamento utilizou células especiais que fazem parte do sentido do olfato (OECs, na sigla em inglês). Elas agem como células de direção, que permitem que as fibras nervosas do sistema olfativo sejam continuamente renovadas.

Na primeira de duas operações, os cirurgiões removeram um dos bulbos olfativos do paciente e as células cresceram em cultura. Duas semanas depois, eles transplantaram as células para a medula espinhal, que tinha sido reduzida a uma pequena faixa de tecido, à direita.

Eles tinham apenas uma pequena porção de material para trabalhar - cerca de 500 mil células. Cerca de 100 microinjeções de células olfativas foram feitas acima e abaixo da lesão.

Quatro tiras finas de tecido nervoso foram tiradas do tornozelo do paciente e colocadas através de uma lacuna de 8mm no lado esquerdo da medula espinhal.

Os cientistas acreditam que as células olfativas forneceram uma direção, permitindo que as fibras acima e abaixo da lesão se reconectassem, usando os enxertos de nervos para preencher a lacuna na medula espinhal.

Fidyka mantém o programa de exercícios que já realizava antes do transplante - cinco horas por dia, cinco dias por semana. Ele notou pela primeira vez que o tratamento havia sido bem sucedido após cerca de três meses, quando sua coxa esquerda começou a desenvolver músculos.

Seis meses depois, ele foi capaz de tentar dar seus primeiros passos com a ajuda de barras paralelas, usando muletas e com o apoio de um fisioterapeuta. Dois anos após o tratamento, ele agora pode andar fora do centro de reabilitação utilizando um andador.

O neurocirurgião Pawel Tabakow, consultor no Hospital Universitário de Wroclaw, que liderou a equipe de pesquisa polonesa, disse: "É incrível ver como a regeneração da medula espinhal, algo que era considerado impossível por muitos anos, está se tornando uma realidade".

Fidyka ainda se cansa rapidamente ao caminhar, mas disse: "Eu acho que é realista que um dia irei me tornar independente".

"O que eu aprendi é que você nunca deve desistir, mas continuar lutando, porque alguma porta se abrirá na vida".

Um fator determinante para o sucesso do procedimento em Fidyka foi que os cientistas puderam usar céulas do bulbo olfatório do paciente. Isso significa que não havia perigo de rejeição, por isso não houve a necessidade de medicamentos imunossupressores usados em transplantes convencionais.

A maior parte da reparação de medula espinhal de Fidyka ocorreu no lado esquerdo, onde havia uma lacuna de 8mm. Desde então, ele recuperou massa muscular e movimento principalmente nesse lado.

Os cientistas acreditam que esta é uma evidência de que a recuperação se deve à regeneração, já que sinais do cérebro que controlam os músculos da perna esquerda viajam para baixo pelo lado esquerdo da medula espinhal.

Exames mostraram que a lacuna na medula espinhal fechou-se após o tratamento.

Fonte:  Da BBC

UNA: CABANA DA CEPLAC É DESTRUÍDA PELO FOGO


Foto: Dí Rusciolelli/ O fogo tomou uma proporção incontrolável

Nesta tarde de segunda-feira (20), por volta das 13h, a cabana da Ceplac pegou fogo. Toda sua estrutura ficou completamente destruída.

Segundo informações, o acidente ocorreu após uma queimada desordenada no matagal vizinho, que fizeram com que faíscas atingissem a cabana. Ainda não se sabe quem foi o responsável pelo incêndio. Não há estimativa do prejuízo. Não houve feridos.Foto: Una News/ A cabana ficou totalmente destruída pelo fogo

Fonte: Una news

Polícia Federal entra em greve nesta quarta-feira (22) em todo o Brasil




Os agentes da Polícia Federal (PF) de todo o país entrarão em greve de 72 horas a partir desta quarta-feira (22). A paralisação das atividades será seguida de atos públicos de protesto em frente às unidades da PF. Na Bahia, a mobilização acontece a partir das 16h30 de quarta, em frente à Superintendência Regional da Polícia Federal localizada na Avenida Oscar Pontes, no bairro de Água de Meninos. Os agentes protestam contra a alteração na lei 9.266, assinada pela presidente Dilma Rousseff no último dia 13, que inclui a definição de que a Polícia Federal é parte da "estrutura básica" do Ministério da Justiça. A greve é realizada, ainda, por conta do não cumprimento do acordo assinado com o governo federal, no final da greve de 2012, onde havia sido prometida a modernização da carreira na PF e o reconhecimento das atividades realizadas por todos servidores, ainda regidos por leis da época da ditadura militar. Informações do Correio24h.

Dilma tem 52% dos votos válidos e Aécio tem 48%, diz Datafolha








Pela primeira vez neste segundo turno, Dilma Rousseff (PT) aparece numericamente à frente de Aécio Neves (PSDB) em intenções de voto para a Presidência da República, mostra nova pesquisa Datafolha. O levantamento, feito nesta segunda-feira (20), apresenta Dilma com 52% ante 48% de Aécio, na conta dos votos válidos (com o descarte de nulos, brancos e indecisos). A seis dias da eleição, é um empate técnico no limite máximo da margem de erro do levantamento, que é dois pontos para mais ou para menos. De acordo com o Datafolha, nessa situação há maior probabilidade de que Dilma esteja à frente de Aécio. Nas duas rodadas anteriores do Datafolha neste segundo turno, o placar também era de empate técnico, mas sempre com o tucano numericamente à frente: 51% a 49% nas duas ocasiões. Em votos totais, o resultado da atual pesquisa é Dilma 46% (antes era 43%), Aécio 43% (era 45%). Brancos e nulos somam 5% (ante 6% do levantamento anterior). Outros 6% dizem que não sabem em quem votar, mesmo patamar de antes. Informações da Folha de São Paulo.

Acidente deixa dois mortos e um ferido em Teixeira de Freitas









O carro com as vítimas atingiu um poste e partiu ao meio.(Foto:Sulbahianews)

Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida após um acidente na BA-290, no município de Teixeira de Freitas. Segundo testemunhas, por volta das 6h deste domingo (19), um Fiat Uno trafegava em alta velocidade quando o condutor perdeu a direção do veículo e colidiu com um poste de energia elétrica ao lado de um posto de gasolina. O impacto fez com que o carro se partisse ao meio e o Corpo de Bombeiros teve que cortar as ferragens para retirar as pessoas do carro. Segundo o site Sul Bahia News, as vítimas fatais foram identificadas como João Gonçalves Pereira, 36 anos, e Elisa Neves da Cruz, 35 anos. O condutor seria Derian dos Santos Guimarães, 33 anos. A polícia técnica esteve no local do acidente e os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal da região.
Fonte: giro ipiau

Ipiaú: Incêndio leva perigo a Posto de Combustíveis








Por pouco, mas por muito pouco, o Posto de Combustíveis Fênix, em frente ao bairro da Conceição, não foi atingido pelas chamas de um incêndio que rapidamente se espalhou pela área dos fundos do estabelecimento comercial. O fogo teria iniciado em um pasto em frente ao Residencial Antônio Carlos Magalhaes (ACM). Populares com baldes de água tentavam controlar as chamas até a chegada do carro-pipa cedido pela Mirabela Mineração. As chamas também ameaçaram atingir as dependências de uma fazenda localizada nas proximidades. O fogo foi controlado por volta das 15h.
Desde o início da primavera, já foram registrados diversos focos de incêndios criminosos provocados por populares. Vale lembrar que segundo a legislação brasileira, a pena para quem provoca o incêndio culposo é de detenção de seis meses a dois anos, e se o incêndio, causar perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, sua pena é de 3 a 6 anos de reclusão, acrescida de multa. (Giro em Ipiaú)

Canavieiras tem dinheiro, mas não tem como pagar



Em nota distribuída esta manhã à imprensa, a assessoria de comunicação da prefeitura de Canavieiras revela uma situação inusitada no município. "Enquanto o considerado normal nos diversos municípios brasileiros são as dificuldades financeiras, em Canavieiras a situação é inversa: o erário municipal tem dinheiro e o município não pode utilizá-lo para honrar os compromissos com o pagamento de fornecedores, fazer novas compras e pagar os salários dos servidores, com falta de recursos orçamentários". A nota acusa que todo o impasse "se resume na má vontade política dos vereadores em aprovar a suplementação orçamentária para fazer funcionar normalmente as despesas da máquina pública. O prefeito envia o projeto de suplementação, os vereadores não aprovam na totalidade. O motivo é simples: dos nove vereadores que compõem o legislativo canavieirense sete fazem oposição ao prefeito, ou melhor, à Canavieiras", afirma a nota. Neste terça-feira (21), um novo projeto de suplementação orçamentária deverá ser apreciado pelos vereadores. Segundo a assessoria, a cada pedido, os edis somente liberam uma pequena parcela, no sentido de provocar o desgaste do prefeito junto a funcionários e fornecedores, "como se o atraso fosse decorrente dá má administração dos recursos. Em Canavieiras, os salários dos servidores são pagos em data antecipada e isso tem deixado os vereadores inconformados", conclui. (Jornal Bahia Online)

Carro imprensado entre duas carretas na BR-242 em LEM




O acidente foi no final da tarde desta segunda-feira, 20, por volta de 17h30, no trecho duplicado da BR 242, próximo da entrada do bairro Jardim das Acácias, na cidade de LEM, envolvendo três veículos, sendo duas carretas e uma picape VW Saveiro, deixando dois feridos, um em estado grave. De acordo com as informações colhidas no local, o acidente ocorreu após uma carreta caçamba reduzir a velocidade na entrada do bairro Jardim das Acácias. O motorista contou que transitava pela via quando foi obrigado a reduzir velocidade por causa de um ônibus que adentrava a Rua Sucupira, porta de entrada do bairro Jardim das Acácias. O Saveiro vinha logo atrás e acabou colidindo na traseira da carreta. 


Para completar, outra carreta que vinha logo atrás acabou batendo na picape que foi imprensada entre as duas carretas. O motorista da Saveiro ficou gravemente ferido e foi retirado das ferragens do veículo por usuários da via. O carona teve ferimentos aparentemente leves. O Samu 192 teve muita dificuldade de chegar ao local do acidente devido o enorme congestionamento que se formou na rodovia. Os motoristas pararam na pista para ver o acidente e uma longa fila se formou. Os socorristas tiveram que correr cerca de 500 metros para chegar a pé até as vítimas. Após muita luta as ambulâncias chegaram ao local do acidente e puderam atender as vítimas e encaminhá-las para a UPA. (Sigi Vilares)


Fonte: Rede Brasil de noticias

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Aumento da contaminação por ebola pode encarecer chocolate



Epidemia na África Ocidental fez com que preço do cacau subisse 16,4%. Países afetados localizam-se na principal região produtora da fruta

A epidemia de ebola na África Ocidental provocou mais de 4,5 mil mortes até o momento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A propagação da doença começa também a preocupar setores da economia como a indústria produtora de cacau e de chocolate. Os países em que há maior número de casos de ebola (Guiné, Libéria e Serra Leoa) ficam próximos da Costa do Marfim e de Gana, responsáveis por 61% da produção de cacau no mundo. Como consequência, o preço da fruta acumulou alta de 16,4% em 2014 na Bolsa de Nova York. O contrato com vencimento em dezembro subiu 1,6% na quarta-feira, para 3.153 dólares por tonelada.

“Guiné, Libéria e Serra Leoa representam menos de 2% da produção mundial de café, cacau, borracha, óleo de palma e algodão. No entanto, a maior preocupação está na possibilidade de a doença se espalhar para a Costa do Marfim e Gana, que respondem por 60% da produção global. Se incluirmos ainda a Nigéria e os Camarões, a região é responsável por pouco mais de 70% da produção mundial de cacau”, explicaram os analistas do Deustche Bank. Se a epidemia de ebola alcançar a Costa do Marfim, o transporte do cacau das plantações até os portos ficará comprometido devido às medidas de contenção que serão adotadas pelas autoridades de saúde.

Grandes produtoras de chocolate anunciaram a doação de 680 mil dólares para ajudar a conter o surto de ebola na África Ocidental. “Esse surto afeta a nós e a sociedade em geral”, disse nesta quinta-feira o executivo-chefe (CEO) da Nestlé, Paul Bulcke, durante teleconferência para divulgação dos resultados da companhia. A Nestlé não possui fábricas em Serra Leoa, Guiné e Libéria. Mas ofereceu 106 mil dólares para a Cruz Vermelha para ajudar a combater a doença e evitar que o vírus chegue até Costa do Marfim e Gana.

Deixe o seu comentário no CNA

Fonte: Veja