terça-feira, 30 de junho de 2015

Avião militar cai na Indonésia e mata dezenas de pessoas


Hércules do Exército indonésio caiu em área residencial.
Nº de mortos não é definitivo e deve aumentar, segundo imprensa 



saiba mais

Pelo menos 49 pessoas morreram nesta terça-feira (30) depois que um avião de transporte, do tipo Hércules, do Exército da Indonésia, caiu em uma área residencial da cidade de Medan, na ilha de Sumatra, cerca de dois minutos após a decolagem, segundo a Reuters. O número de mortos ainda não é definitivo.

As equipes de emergência retiraram os corpos dos destroços do avião e da área de queda, onde o acidente provocou um incêndio, informou o chefe de polícia de Medan, Mardiaz Dwihananto.

Ainda não se conhece o número de pessoas atingidas em solo.
Forças de segurança e equipes de resgate examinam os destroços de um avião militar indonésio C-130 Hercules após queda em uma área residencial na cidade de Medan, na Indonésia (Foto: Roni Bintang/Reuters)
Avião caiu em área residencial (Foto: Gilbert Manullang / AP Photo)

Segundo o Exército local, o avião transportava 113 pessoas, incluindo 12 tripulantes.

"Eu vi o avião que saiu do aeroporto e já estava inclinado. Depois vi a fumaça que soltava", relatou à AFP Januar, morador da região.
Uma hélice do avião militar indonésio C-130 é vista sobre o telhado de um prédio após queda do avião em Medan, no norte da ilha de Sumatra, na Indonésia (Foto: Roni Bintang/Reuters)
Bombeiros e militares inspecionam o local de queda de uma aeronave indonésia. (Foto: Gilbert Manullang / AP Photo)

O avião havia decolado às 12h08 (2h08 de Brasília) de uma base militar e caiu na cidade dois minutos depois, a apenas cinco quilômetros de distância da base, segundo o porta-voz do Exército, Fuad Basya.

A imprensa local informa que o Hércules caiu sobre um hotel e várias casas.

Outros casos
A Indonésia tem um histórico de problemas em termos de segurança aérea militar e civil.

Em abril, um caça F-16 pegou fogo no momento da decolagem em uma base militar de Jacarta, o que obrigou o piloto a ejetar-se em voo para salvar a vida.

Em dezembro do ano passado, um avião da companhia AirAsia sofreu uma avaria quando sobrevoava o mar de Java com destino a Cingapura. A queda provocou a morte das 162 pessoas a bordo.
Destroços da aeronave (Foto: Gilbert Manullang / AP Photo)
Fonte: G 1 SP

Ramadã: EI crucifica 5 pessoas na Síria por não respeitarem jejum; amplie





Pesssoas observam um homem morto e crucificado em Raqqa, na Síria. Há alguns dias, os terroristas também começaram, pela primeira vez, a decapitar mulheres em algumas províncias sírias. Elas foram acusadas de praticarem ‘bruxaria’


O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) crucificou cinco pessoas no nordeste da Síria porque elas não realizavam o jejum do Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos, informou nesta terça-feira (30) o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdul Rahman.




O ativista disse por telefone que as vítimas foram assassinadas ontem, na cidade de Al Mayadin, onde foram penduradas em um muro de um quartel da ‘hisba’, a ‘polícia’ do EI, com um cartaz no pescoço que dizia “ficarão crucificados o dia todo e serão castigados com 70 chicotadas por romper o jejum do Ramadã”. Os extremistas crucificaram as cinco pessoas diante de uma multidão, entre eles alguns menores. Segundo os relatos colhidos pela ONG que monitora a guerra civil na Síria, muitos dos espectadores zombaram dos crucificados e atiraram pedras neles.


Abdul Rahman lembrou que nos últimos dias o EI vem cometendo uma série de assassinatos na província de Deir ez Zor, onde, pela primeira vez, começou a decapitar mulheres. Ontem, o OSDH indicou que os jihadistas tinham decapitado uma síria e seu marido, acusados de “bruxaria”. O casal foi degolado com uma espada em um dos bairros controlados pelo EI na cidade de Deir ez Zor. No domingo, outro casal foi assassinado de forma similar pela mesma acusação em Al Mayadin.


Segundo dados do OSDH divulgados nesta segunda, pelo menos 3.027 pessoas foram assassinadas pelos radicais na Síria desde a proclamação de um califado neste país e no Iraque há um ano. Deles, pelo menos 1.787 eram civis, dos quais: 74 eram crianças, 216 eram rebeldes ou milicianos curdos que lutaram contra o EI, 881 soldados ou combatentes leais ao regime de Damasco e 143 membros do grupo radical que tentaram fugir para a Turquia ou foram acusados de espionagem para outros países.


Deixe o seu comentário no CNA


Fonte: Veja

Joaquim Barbosa critica ‘investida política’ de Dilma contra delação



Ex-presidente do STF falou sobre declarações da petista, que disse ‘não respeitar delator’ e comparou delação premiada à tortura

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa comentou na madrugada desta terça-feira (30) as declarações da presidente Dilma Rousseff, em Washington, sobre o depoimento demolidor do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia, segundo quem a campanha da petista foi abastecida com dinheiro desviado de contratos da Petrobras. Barbosa afirma que nunca viu um chefe de estado tão mal assessorado como Dilma – e lembra a presidente que “zelar pelo respeito e cumprimento das leis do país é uma das mais importantes missões constitucionais de um presidente da República”.


Questionada sobre as declarações de Pessoa, trazidas à luz por ‘Veja’, Dilma proferiu a seguinte declaração: “Eu não respeito delator. Até porque eu estive presa na ditadura e sei o que é. Tentaram me transformar em uma delatora”. Depois, a presidente recorreu aos livros de História. “Há um personagem que a gente não gosta, porque as professoras nos ensinam a não gostar dele. E ele se chama Joaquim Silvério dos Reis, o delator. Eu não respeito delator”, afirmou, mencionando o homem que traiu os inconfidentes em Minas Gerais.

“A assessoria da presidente deveria ter-lhe informado o significado da expressão ‘law enforcement': cumprimento e aplicação rigorosa das leis”, escreveu o ex-ministro.

Barbosa classificou a resposta da presidente como uma tentativa de “‘investir politicamente’ contra as leis vigentes, minando-lhes as bases”. “Caberia à assessoria informar a presidente que: atentar contra o bom funcionamento do Poder Judiciário é crime de responsabilidade!”, afirmou o ex-presidente do STF, que encerra: “Reflitamos coletivamente: vocês estão vendo o estrago que a promiscuidade entre dinheiro de empresas e a política provoca nas instituições?”. “Esqueci de dizer: ‘colaboração’ ou ‘delação’ premiada é um instituto penal-processual previsto em lei no Brasil! Lei!!!”.

Deixe o seu comentário no CNA

Fonte: Veja

Brasil pode ser alvo do Estado Islâmico, diz diplomata libanesa




O auto-proclamado Estado Islâmico completou nesta segunda-feira (29) um ano

A ineficaz postura internacional para o combate ao Estado Islâmico desde a proclamação do califado fez com o que o grupo extremista passasse de um perigo regional, com atuação apenas dentro da Síria e do Iraque, a uma potencial ameaça global devido ao número de seguidores que o EI conquista em todo o mundo.

Segundo as informações divulgadas pelo R7, a diplomata libanesa Abir Taha, acredita que “todos os países onde há considerados infiéis podem se tornar alvo de atentados”.


“O EI já está presente em várias partes do mundo, com células adormecidas que podem, a qualquer momento, atacar o coração do mundo ocidental, incluindo o Brasil. Como controlar, por exemplo, a onda de estrangeiros que estão se juntando ao grupo, se eles quiserem voltar para seus países? Ou ainda, como diferenciar terroristas em meio ao grande número de refugiados que deixa a região?”, questiona a diplomata.

A publicação refere que na última sexta-feira (26), dois ataques terroristas fora da região de domínio do EI foram reivindicados pelo grupo: na Tunísia, um homem armado abriu fogo contra turistas em um hotel e matou 39 pessoas; no Kuwait, 27 morreram e 227 ficaram feridas em um ataque contra uma mesquita xiita.

As tropas iraquianas e sírias já provaram ser incapazes de deter o avanço do EI sozinhas, por este motivo a diplomata acredita que o grupo só poderá ser combatido com a ajuda financeira e militar internacional. “O terrorismo é um problema internacional, por isso, a guerra ao terrorismo deve ser travada por uma coalizão verdadeiramente internacional de Estados determinados a lutar. Infelizmente, hoje não existe uma guerra internacional contra o terrorismo”.

Um dos principais empecilhos para que essa guerra seja travada, está o fato de que a definição do que é terrorismo e de quem é terrorista muda de acordo com os interesses de que está fazendo essa definição.

Para a diplomata libanesa “o termo terrorismo tem sido utilizado arbitrariamente como uma acusação política por governos para descrever os atos de seus inimigos, e, portanto, a sua definição não tem o aspecto legal. Em outras palavras, o “terrorista” está sempre nos olhos de quem vê”.

Abir lançou o livro Terrorismo Definido, que será publicado no Brasil pela editora Simonsen. Na obra, a diplomata tenta fazer uma definição de terrorismo que possa ser “universal”.

Deixe o seu comentário no CNA

Fonte: Notícias ao Minuto

Votação da maioridade terá senha de acesso, diz Eduardo Cunha



Tickets serão distribuídos aos partidos conforme o tamanho das bancadas. PEC que reduz maioridade para 16 anos será votada nesta terça em plenário

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou ao G1 que vai controlar com o uso de senhas a entrada do público nas galerias do plenário durante a votação nesta terça-feira (29) da proposta de emenda à constituição (PEC) que reduz a maioridade penal.


Segundo ele, as senhas serão entregues aos partidos políticos, de forma proporcional ao tamanho das bancadas. Assim, os blocos partidários com mais deputados terão mais “tickets” de acesso para distribuir.

O objetivo do controle é evitar tumulto como o ocorrido em sessões da comissão especial que elaborou e aprovou a PEC antes de o texto seguir para o plenário. Em uma das reuniões do colegiado, integrantes da União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Nacional dos Estudantes (UNE) subiram nas mesas do plenário da comissão, interrompendo a leitura do relatório da proposta. Seguranças reagiram com spray de pimenta, o que gerou ataques de tosse e correria pela Câmara.


“[O acesso] será por senha distribuída aos partidos de acordo com o tamanho das bancadas”, disse Cunha. Se ainda assim houver confusão ou manifestações em plenário, como vaias e barulho, o presidente da Casa poderá determinar a retirada do público. Diversas entidades que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, como a Andi, convocaram um protesto contra a redução da maioridade penal para ser realizado a partir das 17h na Câmara.

A PEC que será analisada pelo plenário reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal para jovens que cometerem crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (intencional), lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado.

Pelo texto, jovens entre 16 e 18 anos cumprirão a pena em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos adolescentes menores de 16 anos. Para ir ao Senado, a proposta precisa ser aprovada em dois turnos com o voto de pelo menos 308 deputados.

Divergência entre partidos

O PT é contra alterar a Constituição para reduzir a maioridade penal. Depois que Cunha decidiu acelerar a tramitação da PEC, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a bancada do PT na Câmara passaram a admitir discutir alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente para ampliar o tempo de internação de jovens que cometem crimes graves.

Ao participar de visita à Assembleia Legislativa de Manaus nesta segunda (29), Eduardo Cunhadisse que o governo só “se mexeu” e aceitou negociar propostas que estabelecem sanção maior aos adolescentes depois que ele decidiu colocar na pauta do plenário a proposta de emenda à Constituição que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal.

“É bom a gente ver que o governo se mexeu depois que nós colocamos na pauta. Antes o PT obstruía a comissão que trata de alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente. Depois que colocamos na pauta, eles começaram a tentar um acordo para votar alteração no ECA, que tem que ser mudado, sim. E deverá ser mudado, mas é uma discussão posterior. O ECA trata da idade até a maioridade. Resta ao Congresso decidir qual é a maioridade”, declarou.

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), disse que vai tentar fazer “aquilo que for possível” para atrasar e impedir a votação no plenário. Além dos recursos regimentais (chamados de “kit obstrução”, que incluem a apresentação de requerimento para retirar tema de pauta, esvaziamento do plenário, entre outros) que poderão ser usados, Sibá disse que tem focado seus esforços no “convencimento” dos colegas.

“O kit obstrução é interessante, mas ele se esgota em algum momento. Nessa altura, o melhor é procurar voto”, afirmou.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos, também defendeu que o partido utilize todas as ferramentas para barrar a votação da PEC. “A luta vale porque nós estamos convencidos de que essa medida, ao contrário de ter potencial para reduzir a violência, indica que vai ampliar a criminalidade no Brasil”, disse.

Líder do PMDB, o deputado Leonardo Picciani (RJ) afirmou que, pessoalmente, defende a redução da maioridade penal para crimes graves. Segundo ele, a bancada se reunirá antes da votação, nesta terça, para tentar chegar a uma posição de consenso sobre o tema. “Eu defendo, mas a bancada irá discutir a posição na reunião amanhã”, declarou.

O líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), afirmou que quase a totalidade dos 53 deputados do partido votará a favor da PEC. “A bancada na sua ampla maioria, eu diria 90%, vota favoravelmente à proposta, até porque o deputado Laerte Bessa [relator da proposta] acolheu nossa posição de reduzir a maioridade somente para crime grave. A tendência é uma posição amplamente favorável”, disse.

Na mesma linha, o deputado Nilson Leitão (PSDB-SP) argumentou que a “grande quantidade” de crimes com participação de menores justifica uma medida “mais radical”. “Estamos tendo um momento de surto da violência, como um surto de doença. E, num surto, temos que atacar na raiz, radicalizar. Em todas as cidades do Brasil está havendo crimes de menores todos os dias. Precisamos estancar e para estancar temos que radicalizar.”

O tucano também criticou o PT, dizendo que o partido se opõe à redução da maioridade penal sem apresentar alternativas para o problema da criminalidade. “O PT é um partido inerte em relação a qualquer ação no sentido de evitar crimes de menores. Estamos vivendo uma crise absurda. Como eles não têm nem proposta de prevenção, nenhuma alternativa, eles começam a querer trabalhar por exclusão.”

O PSOL pretende engrossar a mobilização do PT no plenário contrária à redução. “Achamos que essa PEC não só é inconstitucional, mas discordamos do mérito dela. Vamos travar toda a batalha possível, na base dos argumentos, para evitar a votação”, destacou o líder do partido na Câmara, Chico Alencar (RJ).

Apesar de considerar “incerto” o resultado da votação, ele avalia que o perfil do plenário é menos conservador do que o dos integrantes da comissão que analisou a PEC. “A comissão, como foi muito procurada por deputados ultraconservadores da linha duríssima, não tem uma proporção fiel à realidade do plenário, porque, se isso fosse verdade a redução já estaria consolidada”, opinou.

Na bancada do PSB, embora a maioria se posicione contra a redução da maioridade, não há consenso, de acordo com o líder da legenda, Fernando Coelho Filho (PE). A orientação do partido para a votação vai depender de uma reunião entre os deputados pela manhã. “Vamos votar internamente na bancada. Se for uma ampla maioria contrária, vamos orientar para derrubar. Mas, se for apertado, talvez libere a bancada”, explicou.

Deixe o seu comentário no CNA

Fonte: G1

Camaçari: prefeitura e secretaria entregam cheques da festa Camaforró Solidário








O prefeito Ademar Delgado concedeu, nesta terça-feira (30), uma entrevista coletiva a imprensa com o objetivo de fazer um balanço do Camaforró e prestar contas da campanha Camaforró Solidário, a novidade na comemoração junina deste ano.

Durante os três dias de festa, o acesso ao camarote se deu através do pagamento no valor de R$ 50,00 a casadinha. Toda renda arrecadada, no valor de R$ 23.850,00, foi dividida entre três instituições, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Camaçari, Associação Pestalozzi Camaçari e o Hospital Aristides Maltez, em Salvador. Cada uma recebeu o valor de R$ 7.950,00. 

Ainda foi arrecadada cerca de meia tonelada de alimentos não perecíveis, os quais serão doados para o Banco de Alimentos, igrejas e creches situados no município.
Fonte: Bocão news

Votação da redução da maioridade penal provoca tumultos na Câmara




O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) foi cercado e derrubado nesta terça-feira (30) em um dos acessos ao Salão Verde da Câmara durante uma manifestação contra a proposta de redução da maioridade penal. Dezenas de estudantes criticavam as limitações de acesso às galerias do plenário da Casa quando ocorreu o tumulto.

Policiais legislativos tentaram isolar o parlamentar, mas ele foi cercado e empurrado por um manifestante. O deputado caiu no chão e ficou estirado por alguns segundos, mas, com o auxílio de seguranças, se levantou e cruzou rapidamente a porta que dá acesso ao corredor.

Policiais legislativos chegaram a utilizar spray de pimenta para conter um grupo de manifestantes ligado à União Nacional dos Estudantes (UNE) e à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) que tentou forçar a entrada na Câmara pela portaria do Anexo 2. 

A PEC da Maioridade Penal foi aprovada, no último dia 17, por 21 votos a 6 na comissão especial destinada a analisar o tema. Ela reduz a maioridade para os crimes considerados hediondos, como estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes). Para ser aprovado o texto da PEC precisa de, no mínimo, o voto de 308 deputados em duas votações no plenário da Câmara. Caso seja aprovada, a proposta segue para o Senado.




Fonte: Bocão news

Governo e trabalhadores da EBDA tentam entrar em acordo







O Governo do Estado e representantes dos trabalhadores da EBDA, em liquidação, se reuniram em audiência no Juízo de Conciliação de 2ª Instância do Tribunal Regional do Trabalho, em Salvador, nesta terça-feira (30). O governo apresentou propostas para algumas reivindicações dos funcionários da empresa.

A proposta prevê a continuidade do acesso à assistência à saúde aos trabalhadores da EBDA (Em Liquidação), garantida por meio do Planserv, o que vai representar um impacto de mais R$ 2,3 milhões por ano. Outra medida é a contratação de técnicos que ainda não possuem tempo de aposentadoria, no quadro da Bahiater - Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Um investimento de mais de R$ 22 milhões por ano.

De acordo com o governo, está prevista ainda a elaboração conjunta entre Governo e o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (Sintagri), de uma proposta de compensação financeira para os trabalhadores, além do cumprimento de todos os pagamentos referentes às rescisões trabalhistas, no custo total de mais de R$ 125 milhões. Também está garantida a manutenção do pagamento dos dissídios coletivos 1997, 1999 e 2003, no valor total de mais de R$ 107 milhões.

A expectativa do Governo é que o acordo seja homologado antes do prazo estabelecido para uma nova audiência. O sindicato ainda não se pronunciou.




Fonte: Bocão news

Depois de receber vários "não", paraense com mais de 2m dá os primeiros passos como modelo


Elisany da Cruz Silva realiza sonho ao participar do seu primeiro desfile em Belém. Ela foi apresentada como a modelo mais alta do Brasil



Olha aí Elisany em seu primeiro desfile (Foto: Divulgação)
leia mais:

Ela faz com que as pernas da apresentadora e modelo Ana Hickmann – aproximadamente 1,20m – pareçam pequenas. Elisany da Cruz Silva, 19 anos, não sabe ao certo quanto as dela medem. Na verdade, até a sua real altura gera dúvidas. Ela afirma que tem 2,03m, mas a imprensa nacional e internacional já divulgou que a altura da moça pode chegar aos 2,07m.

Uma coisa é certa: ela está prestes a conquistar o sonho de ser modelo e, com isso, conquistar o título de modelo mais alta do país. E os esforços pra isso não param. Pela primeira vez, ela conseguiu fazer uma apresentação no Centro de Convenções de Belém, em homenagem à colônia japonesa. “Como estava em cima da hora, não deu tempo pra fazer um grande desfile, então eu fui apresentada como a modelo mais alta do Brasil e fiz apenas uma caminhada no palco, mas já foi uma grande emoção.” A vontade de desfilar a acompanha desde a adolescência, mesmo consciente das dificuldades que a função pode lhe trazer. Só pra ter uma ideia, a altura média de uma modelo comercial é 1,75m (Gisele Bündchen é considerada muito alta e tem 1,80m). Os modelos masculinos ficam entre 1,85m e 1,90, no máximo. Marlon Teixeira, top brasileiro que mais se destaca no cenário internacional mede 1,87m. 

O título de “a mais alta” já a incomodou bastante, mas se essa for a única maneira de chamar a atenção pro destino das grandes top models, Elisany não se importa com a nomenclatura. "Já me acostumei com as pessoas me olhando o tempo todo por causa disso", desabafa. Ela tem até um agente, Edinho, que a ajuda a captar novos trabalhos. E no dia da apresentação, Elisany ganhou os olhares do estilista Tony Palha. “Ele levou alguns vestidos, mas ficaram um pouco curtos, mesmo assim deu pra aproveitar um.”

Elisany da Cruz Silva, 19 anos, a modelo mais alta do Brasil (Foto: Divulgação)

A sua altura, resultado de uma espécie de gigantismo causada por um tumor na glândula pituitária, faz com ela sofra dores constantes na coluna e nos joelhos. Escola? Nem pensar! Ela abandonou a instituição de ensino sem completar o colegial. “Não dava pra estudar por causa das carteiras. Eu não tinha condições de ficar sentada e então desisti”, explica.

A vontade de ser modelo veio da insistência das pessoas em apontar essa profissão e a de jogadora de basquete como formas garantidas de sucesso. Enquanto algumas meninas precisam esquecer o sonho por causa de pouquíssimos centímetros pro tamanho ideal, o excesso deles também já foi motivo pra fechar muitas portas na cara da jovem, que vive em Salinópolis, Pará. “Fui atrás de algumas agências, em São Paulo, e só ouvi ‘não’. Então eu não queria mais saber disso, cansei! Mas Edinho conversou comigo e voltei a ter esperança.”
Elisany com o estilista Tony Palha (Foto: Divulgação)

Apesar de ter anunciado sua aposentadoria das passarelas, Gisele Bündchen continua a ser inspiração de muitas meninas. Que o diga, Elisany! “Eu gosto de ficar observando a forma dela andar e já tentei várias vezes, mas sem um profissional pra me treinar fica difícil. Eu queria muito ter aulas”, confessa.

O sonho das passarelas tem motivo legítimo: “pra ver se eu consigo alguma coisa melhor na minha vida. Não tenho muita experiência, mas tenho vontade de conhecer o mundo.” Opa, coisa que ela já realizou, de um jeito ou de outro. Em viagem pro Japão pra participar de um programa de TV, ela conseguiu fazer algumas aulas em uma agência local. Elisany chama a atenção da imprensa internacional e vive dando entrevistas como a mulher mais alta do Brasil.

Elisany tem toda a pinta de modelo, tem não? (Foto: Divulgação)

Isso acabou virando uma espécie de sustento de Elisany, que cobra cachês de até R$ 1000 por essas entrevistas, já que não consegue trabalhar em funções cotidianas. “Pra mim é muito difícil ficar muito tempo em pé. Já tentei trabalhar no restaurante de um amigo e desmaiei”, conta. Até pra fazer as tarefas de casa como lavar roupa e louça, ela sente dificuldade.

A cama que divide com o noivo, Francinaldo da Silva Carvalho, de 24 anos, mede 2,20m. O relacionamento já dura quatro anos e o 1,65m de altura do rapaz não impede em nada a felicidade dos pombinhos. Pelo contrário, ele incentiva e apoia a decisão da noiva em seguir em frente com planos de uma carreira como modelo. 
Elisany com seu love, Francinaldo: mais de 30 cm de diferença de altura (Foto: Divulgação)

As dores do corpo existem, mas Elisany disse que já foram piores e acredita que isso não seria problema na hora de encarar a passarela. "O que eu preciso é ser treinada, de um patrocinador que acredite no meu potencial e possa realizar meu sonho de ser modelo", ataca. 

Na agenda de Edinho, alguns eventos já começam a pipocar após a sua primeira apresentação em Belém. Próximo destino? São Paulo. Quem sabe não é dessa vez que ela arruma uma fada madrinha, certo? Depois de muitos anos acreditando, os primeiros passos já foram dados e a gente torce os dedos pra que Elisany se consagre, definitivamente, como a modelo mais alta do Brasil. Boa sorte, garota!




Fonte: Globo.com

Mais longe de Borini, Lazio pode focar na contratação de Pato, afirma jornal


De olho em reforço para o ataque na Liga dos Campeões, clube estaria pensando em fazer proposta ao Corinthians. Valor ficaria entre R$ 20,8 milhões e R$ 27,7 milhões





Pato deve ser negociado pelo Corinthians
(Foto: Rubens Chiri / Site oficial SPFC)

Esperando receber propostas por Alexandre Pato, o Corinthians pode ser procurado pelo Lazio. O jornal italiano "Gazetta dello Sport" afirma em sua edição desta terça-feira que o clube de Roma está mudando seu foco para a contratação do atacante ao perceber que deve levar a pior na queda de braço por Fabio Borini, do Liverpool, que deve rumar para o West Ham. E o presidente Claudio Lotito já deixou claro que quer um novo atacante para a disputa da Liga dos Campeões.


A publicação frisa que o Lazio ainda não começou uma negociação com o clube paulista, de fato, mas a hipótese vai "ganhando consistência" no clube. A "Gazzetta" chama a atenção para a relação triangular que demandaria a transferência: o time italiano precisaria fazer a proposta ao Corinthians, dono dos direitos do atacante, mas também dependeria da autorização do São Paulo, clube ao qual Pato está emprestado até dezembro. O Timão afirma ter o aval. 


O presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, já afirmou que vem "rezando" para receber propostas de times europeus. O próprio Lazio já teria feito sondagens - e poderia fazer uma proposta entre € 6 milhões (R$ 20,8 milhões) e € 8 milhões (R$ 27,7 milhões) - cerca de metade do que o clube paulista pagou ao Milan, no começo de 2013 (€ 15 milhões).


O jornal ainda chama a atenção para os receios do clube italiano sobre o desempenho irregular do atacante em sua passagem pelo Brasil e pelos problemas físicos mostrados anteriormente em sua carreira. 




Fonte: globo esport

Cidades baianas oferecem 4 mil vagas no Sisutec




Apesar de não ser um ano promissor para empregos, pelo menos dez áreas ainda têm demanda de profissionais técnicos: segurança do trabalho, logística, química, mecânica, eletromecânica, meio ambiente, agroindústria, saúde e eletrotécnica. Para ingressar em uma dessas áreas é preciso se qualificar, dizem os especialistas da área de recursos humanos. Uma das portas de entrada são os cursos do Pronatec, que abriram inscrição ontem, pelo Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) na Bahia. São 4.016 vagas oferecidas na Bahia. As inscrições, que começaram ontem, vão até as 23h59 de sexta-feira, no site: sisutec.mec.gov.br. O resultado sai no dia 7. Este ano, o Sisutec tem 83.641 vagas em todo o país. Na Bahia, são 4.016 oportunidades em 22 cursos. O curso de Segurança do Trabalho é o que tem maior número de vagas no estado: 580. Ele permite que o profissional formado trabalhe em diversas áreas, como explica a diretora-geral do Colégio Se7e, Pollyanna Brasil. “O profissional pode atuar em fábrica de alimentos, construção civil, grandes empresas estatais, mineradoras. E também pode ser na área rural ou empresas agroindustriais”, elenca. Veja as vagas.


Fonte: Giro ipiau

Robinho não renova e deverá ir para a China

 Presidente se emociona; vídeo
Atacante santista grava vídeo se despedindo dos torcedores do Peixe. Jogador se reúne com dirigentes do Peixe e anuncia sua provável ida para time de Felipão











O atacante Robinho não irá permanecer no Santos. Em reunião nesta terça-feira, no CT Rei Pelé, o jogador não chegou a um acordo para a renovação de contrato e, assim, comunicou que deixa a Vila Belmiro. O destino do Rei das Pedaladas deverá ser o futebol chinês.


Em vídeo publicado pela Santos TV, Robinho deixou uma mensagem falando sobre o encerramento da sua terceira passagem pelo clube paulista. 

Robinho se despede dos torcedores e agradece à diretoria (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

– Torcida do Santos, queria agradecer a vocês pelo carinho e respeito. Gostaria de agradecer a toda comissão técnica, jogadores e amigos que fiz aqui, que são pessoas que vou levar para a vida toda. Infelizmente, não vai ser possível a renovação do meu contrato. Mas o Santos vai estar sempre no meu coração – diz. 


Com propostas do Guangzhou Evergrande, da China, e do Querétaro, do México, o jogador deve optar pela oferta do clube chinês, dirigido pelo técnico brasileiro, Luiz Felipe Scolari. Mesmo assim, o atacante reconheceu o esforço feito pelos santistas, na tentativa da sua continuidade no Peixe. 


– Agradeço também à diretoria pelo esforço para que eu pudesse ficar. Mas, infelizmente, isso não foi possível. Fico chateado porque (o clube) é a minha família, mas é vida que segue. O Santos vai continuar grande, e eu vou procurar ser feliz fazendo o que eu mais gosto: jogar futebol. Espero que um dia eu possa voltar – completa.


O presidente Modesto Roma chegou a se emocionar ao fazer o seu pronunciamento e explicou que o clube não tinha nenhuma condição de cobrir as ofertas que Robinho recebeu.


– Infelizmente, as condições que o Santos têm para poder pagar o Robinho são menores. Ele vai continuar sua carreira, atendendo a clubes de fora do país. Desejamos ao Robinho, ídolo eterno do nosso clube, sucesso na carreira e torcendo para que ele seja feliz – destaca

Fonte: globo esport sp

Ipiaú: Caminhão do lixo atola no bairro Dois de Dezembro







Veículo quase tomba.(Foto:Leitor Giro em Ipiaú)

Um caminhão de lixo ficou atolado por mais de duas horas no bairro Dois de Dezembro. O veículo trafegava no local qual derrapou, e por pouco não caiu numa pequena ribanceira, próximo ao Sítio de Anacleto, segundo informou um leitor do Giro. O local se tornou intransitável após as constantes chuvas dos últimos dias. O veículo foi retirado com a ajuda de uma máquina motoniveladora da prefeitura. (Giro em Ipiaú)

Deslizamentos de terra em Ilhéus deixam seis famílias desalojadas






(Foto: Camila Oliveira/ TV Santa Cruz)

Seis famílias ficaram desalojadas após deslizamentos de terra em oito pontos no bairro de Malhado, no município de Ilhéus, região sul da Bahia, na madrugada desta terça-feira (30). A situação ocorreu por conta das fortes chuvas que caem na cidade desde o último domingo (28). Segundo a Defesa Civil da cidade, a previsão é de que a chuva chegue a 203 milímetros até quarta-feira (1º), que é a média mensal. Dentro desta média, nas últimas 24h choveu 197 milímetros. Conforme o órgão, este número está 24 vezes maior que a média diária de 8 milímetros. Ainda segundo o órgão, os pontos de deslizamentos estão no Alto do Basílio, Alto do Amparo e Alto do Malhado, todos localizados no bairro de Malhado. Conforme Joandre Neres, coordenador do órgão, entre as famílias afetadas, algumas foram para casa de parentes e outras alugaram imóveis. Não houve registro de feridos. "Estamos com parceria com a Secretaria de Assistência Social. As equipes estão na rua prestando apoio a essas famílias", informou Neres ao G1. Os moradores que foram notificados, o coordenador orienta que estes saiam das suas residências, por questões de segurança. 


Fonte: Giro ipiau

Aviões quase se chocam próximo a Barreiras









Avião da Azul quase colide com boeing da Gol.

Um Boeing 737-800 da Gol que ia de Salvador para Aracaju quase colidiu um ATR-72 da Azul que fazia a rota entre Barreiras (BA) e Salvador no último domingo (28), após os aviões passaram a apenas 200 pés, ou 61 metros, um do outro. O controlador de tráfego aéreo que trabalhava na hora do quase acidente foi afastado preventivamente pela FAB (Força Aérea Brasileira), de acordo com a Folha de S. Paulo. A separação convencional entre aeronaves é de 1.000 pés, ou 300 metros. Em gravação disponível em um fórum de aviação e divulgada pelo R7, o piloto chama a atenção da controladora de tráfego aéreo para a proximidade entre os aviões. “Torre, Gol 1884 encontrou tráfego aqui a 200 pés [60 metros] passando aqui embaixo. Precisamos de algo imediato (...) tem que encontrar um eixo aqui pra gente livre de colisão, minha querida”, disse o piloto à operadora da torre de controle. A Gol disse não ter havido alerta dos sistemas de bordo quanto a uma possível colisão e que o Boeing 737-800 se manteve a distância segura de outros aviões. A empresa avalia que os aviões estavam a uma distância horizontal segura. Já a Azul explicou que a única anormalidade registrada no voo 2662 foi um atraso de 40 minutos na decolagem de Barreiras por problemas técnicos e negou o incidente com o Gol. Segundo a FAB, o afastamento do controlador de tráfego aéreo é preventivo e se dá até o final das investigações. Essa medida está prevista nas normas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.


Fonte: Giro ipiau

Ibirataia apresenta atletas e comissão técnica para o Intermunicipal 2015







Ravi Machado deu as boas vindas aos atletas.

A Diretoria da Liga Ibirataense de Futebol (LIF), apresentou na noite desta segunda-feira (29), no salão do Clube Social de Ibirataia, os atletas e comissão técnica que comporão o selecionado municipal de Ibirataia para o Campeonato Intermunicipal de Futebol, edição 2015, promovido pela Federação Baiana de Futebol. Diversas autoridades locais e pessoas da comunidade estiveram presentes. Presença também de torcedores, presidentes de clubes, diretor municipal de esportes, imprensa local, dentre outros.


O presidente da Liga Ibirataense, Ravi Machado, deu as boas vindas a todos os atletas e comissão técnica, além de firmar o seu compromisso com o esporte da cidade, especialmente com o Intermunicipal 2015. Na oportunidade foi apresentado à comunidade presente e demais participantes o novo uniforme da Seleção de Ibirataia, que tem o apoio da Prefeitura Municipal, do comércio local e detre outros colaboradores. *Informações do Tesouras Notícias.

Uma pessoa morre após carro capotar e pegar fogo na BR-324








Uma pessoa morreu após um carro de passeio capotar e pegar fogo na tarde desta segunda-feira, 29, na BR-324. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 16h, em um trecho do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A identidade da vítima não foi informada. Ainda segundo a PRF, também houve feridos, mas o órgão não soube precisar o número exato. Não há informações sobre a quantidade de pessoas que estavam no carro e nem sobre as circunstâncias do acidente. Os feridos foram levados para um hospital da cidade de Candeias. O estado de saúde é desconhecido. *Informações do A Tarde.

Ipiaú: Carro cai em buraco e deixa motorista ferido






Carro caiu em um buraco na Rua São Roque.(Foto:Leitor/Giro em Ipiaú)

O motorista de um carro modelo Celta ficou ferido após o veículo cair numa cratera na Rua São Roque, centro de Ipiaú. O condutor, identificado como Zé Hélio, de 66 anos, bateu a cabeça no para-brisa do automóvel, e a boca no volante. Ele sofreu escoriações leves na testa e nos lábios, mas disse não precisava de atendimento médico. O carro teria caído em um buraco que estava sem sinalização. Segundo um morador, o local estava sinalizado anteriormente com uma vara e um saco plástico, mas foi retirado por uma motorista. O acidente ocorreu por volta das 18h desta segunda-feira. O motorista acionou a policia militar para registrar a ocorrência e posteriormente acionar os órgãos responsáveis, prefeitura ou embasa, para arcar com os prejuízos causados ao automóvel. (Giro em Ipiaú)

Profissão Repórter, com Caco Barcelos, grava em Jequié e Ilhéus




Jornalista gravou matéria sobre o Conjunto Penal de Jequié e Ilhéus.

Cousou alvoroço a presença do jornalista, da Rede Globo, Caco Barcelos em Jequié. Apresentador do programa Profissão Repórter, Barcelos pode estar elaborando matéria a respeito da super lotação e condições dos presídios baianos, mas pode também estar investigando possíveis irregularidades nas contas públicas municipais. Assim como Ilhéus, a visita de Barcellos a Jequé é para gravar matéria a respeito dos presos provisórios e as condições dos presídios baianos. Críticos e oposição espalhavam que a visita seria para apurar suposta denúncia de irregularidade dos gastos públicos locais. Fato mesmo é que o jornalista visitou o Conjunto Penal de Jequié, na manhã desta segunda-feira, 29. Na noite de ontem, 28, Cáco esteve na Praça Rui Barbosa e tirou foto com muitos fãs. *Informações do blog Marcos Oliver.

Fonte: giro ipiau

Camacan:Morador de rua desmaia de fome em via pública




A vítima foi socorrida por populares na calçada: Foto / O Tempo Jornalismo

Um homem que caminhava pela calçada da Avenida Dr. João Vargens, centro de Camacan, na manhã desta segunda-feira (29) caiu em vias públicas por volta das 11:30hs. Segundo informações de pessoas que atenderam o homem, ele é um morador de rua. A princípio teria sido atacado por uma convulsão, mas a informação que chegou momentos após ele ter caído, é que teve uma queda de pressão porque estava com muita fome e esta pode ter sido a razão principal para que tivesse passado mal. A vítima foi socorrida a uma unidade de saúde e depois alimentada.




Fonte: O tempo jornalismo

Incra cria assentamentos nos municípios de Casa Nova e Una


Dois novos assentamentos são criados na Bahia, o que beneficia 36 famílias de trabalhadores rurais com 816,7 hectares de terras. Uma das áreas de reforma agrária é a Santa Rita I – localizada no território do Sertão do São Francisco, no município de Casa Nova – que permitirá assentar, no mínimo, 20 famílias, em 410,4 hectares. Já no território de identidade do Litoral Sul, no município de Una, foi criado o assentamento Santa Tereza do Guarani I que tem capacidade mínima para assentar 16 famílias de trabalhadores rurais, em 406,3 hectares de terras. As portarias de criação desses projetos de reforma agrária foram publicadas, na segunda-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o superintendente regional do Incra, na Bahia, Gugé Fernandes, as desapropriações no estado estão alinhadas com a meta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em assentar todas as famílias acampadas no país. “Pretendemos promover o acesso à terra a 1,2 mil famílias, esse ano, na Bahia, por meio da reforma agrária”, ressalta. (Agravo)
Fonte: Rede brasil de noticias

Ilhéus amanhece sem transporte coletivo


Não bastasse a chuva, um novo caos se estabelece em Ilhéus na manhã desta terça-feira (30). A cidade amanheceu sem os ônibus da Viametro e São Miguel, circulando. Ainda não foi informada a justificativa para a paralisação. Possivelmente são reivindicações trabalhistas. A população foi pega de surpresa já que não foi informada com antecedência sobre o manifesto. (JBO)

Sul da Bahia concentra a leishmaniose





Gandu, Ibirataia, Iguaí, Ilhéus e Una estão entre os municípios da Bahia que mais registraram casos de Leishmaniose neste ano. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, nas 5 localidades foram notificadas 62 ocorrências. Na Bahia, Presidente Tancredo Neves foi o município com maior quantidade de novos casos de Leishmaniose neste ano, 157. Taperoá aparece em segundo, com 63 casos. Em todo o estado foram registrados 1.136 casos de leishmaniose, sendo 857 do tipo tegumentar. Outros 279 são do tipo visceral. Esta leishmaniose é uma doença muito comum da zona rural, mas vem se expandindo para a urbana. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 90% dos pacientes que não fazem o tratamento corretamente morrem. (A Região)

Defesa Civil de Itabuna registra 9 ocorrências e mantém alerta



A Coordenadoria de Defesa Civil já atendeu a nove ocorrências por causas das intensas chuvas que caem em Itabuna desde sábado a partir de solicitações de apoio e denúncias de moradores de áreas de risco. A maioria das ocorrências está relacionado à alagamentos de residências, deslizamento e deslocamento de terra, além de rachaduras em imóveis dos bairros Maria Pinheiro,. Monte Cristo e Santa Inês. Em casos de situações de risco, a Prefeitura de Itabuna mantém disponíveis números de discagem gratuita 199 e 8854-6954. O coordenador da Defesa Civil, Roberto Avelino, informa que oito ocorrências registradas até o meio-dia desta terça-feira aconteceram no bairro Maria Pinheiro. “Só na Rua Nossa Senhora de Fátima emitimos seis Termos de Responsabilidade, já que no local foi constatado deslizamento de terra. Os moradores foram orientados a se abrigar em casa de vizinhos e parentes até que cessem as chuvas”, informou, acrescentando que na área habitada na parte baixa da rua foram registradas duas ocorrências de inundação em decorrência da água que desce dos morros. Diante dos problemas causados pelas chuvas no Maria Pinheiro, a Defesa Civil manteve os técnicos em alerta com visitas constantes à Rua Nossa Senhora de Fátima e Travessa Central para prevenir danos aos moradores.A equipe esteve ainda na Rua do Jenipapo, bairro Santa Inês, onde duas residências foram interditadas, depois de invadidas pelas águas ou deslocamento de materiais como barro, entulhos, etc. Na Rua N, no bairro Monte Cristo, também foi registrado um pequeno deslizamento de terra sem danos às residências. As chuvas devem continuar fortes na área litorânea nas próximas 24 horas de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE). Entre a noite de terça-feira até a noite de quarta-feira, dia 1º, estão previstos 20 milímetros de chuvas, que somente devem diminuir a partir de quinta-feira, dia 2, com a previsão de apenas dois milímetros. O final de semana deve ser sem chuvas, que somente devem continuar a partir da segunda-feira, dia 6.


Fonte: Rede brasil de noticias

INSS decide pagar revisão automática de pensionistas



O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) irá pagar, administrativamente, a revisão das pensões para as viúvas e os viúvos que tiveram o benefício reduzido com o ajuste fiscal do governo. Segundo o órgão, todos os benefícios concedidos durante a vigência da medida provisória 664, que reduziu em até 40% o valor das pensões por morte, passarão por revisão, sem que o segurado precise ir até o posto fazer esse pedido. “Nenhum beneficiário precisará solicitar a revisão. Ela será processada pelo INSS e comunicada ao interessado”, informou o órgão, por meio de nota. O instituto não esclareceu se os beneficiários serão comunicados por carta, como já fez em outras revisões, mas garantiu que irá informar a todos que têm direito.(Rede Brasil de Notícias)

Após reunião com Lula, petistas falam em ‘virar a página’



“Ninguém conseguirá separar PT de Lula, o Lula do PT, o PT de Dilma, e o Lula de Dilma.

Após mais de quatro horas de reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, parlamentares petistas disseram que o ex-presidente afirmou que é “preciso virar a página” da agenda do governo e também em relação às recentes críticas feitas por ele ao partido. “O presidente chamou atenção que é preciso virar a pagina do discurso político”, afirmou o líder do PT no Senado, Humberto Costa. “Temos que esquecer esse discurso de ajuste e passar para a defesa do programa de crescimento, da retomada do emprego e do controle da situação econômica do país”, afirmou.

Costa negou que as recentes denúncias envolvendo ministros petistas na Operação Lava Jato tenham sido tema da reunião. “Nós não entramos especificamente em nenhum desse temas”, disse. O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, reforçou que o objetivo do partido é “virar a página” após as críticas de Lula. “Isso é pagina virada. Olhemos para o futuro”, afirmou. “Ninguém conseguirá separar PT de Lula, o Lula do PT, o PT de Dilma, e o Lula de Dilma. Essas três coisas são inseparáveis”, afirmou. Para evitar vazamentos do conteúdo da conversa do ex-presidente, os parlamentares tiveram os aparelhos celulares retirados.

Todos foram identificados e seriam devolvidos no final do encontro. Lideranças petistas chegaram a defender que a fala de Lula fosse aberta aos jornalistas para evitar justamente que as declarações vazassem. Em encontro com religiosos neste mês, Lula iniciou uma série de duras críticas ao partido dizendo que tanto ele quanto a presidente Dilma Rousseff estavam “no volume morto” e o PT, “abaixo do volume morto”. O conteúdo da reunião com religiosos, que foi fechada, foi revelado pelo jornal O Globo no último dia 20.

Fonte: O tempo jornalismo

BA-001:Mãe fica ferida e filha de 12 anos morre após atropelamento





Acidente foi na estrada que liga municípios de Ilhéus e Itacaré, região sul

Uma menina de 12 anos morreu e a mãe dela, de 29, ficou ferida após serem atropeladas por uma van no Km-23 da BA-001, na noite de segunda-feira (29). Segundo a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPV/Itabuna), o acidente foi na estrada que liga os municípios de Ilhéus e Itacaré, na região sul da Bahia. Conforme a polícia, as vítimas, que moravam próximas à rodovia, estavam caminhando no local quando foram atingidas pelo veículo.

A menina de 12 anos morreu no local do acidente. O corpo dela foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Ilhéus. Já a mãe, foi encaminhada para o Hospital Geral de Ilhéus. O G1 tentou contato com a unidade hospitalar, mas as ligações não foram atendidas. O estado de saúde dela é desconhecida. A polícia não soube informar se o condutor do veículo prestou socorro às vítimas.(G1)

EM CRISE: GRÉCIA FECHA BANCOS POR SEIS DIAS E LIMITA SAQUES PARA EVITAR RETIRADA EM MASSA







Gregos ficarão seis dias podendo sacar no máximo 60 euros por dia. Um comitê vai avaliar situações de emergência


A crise econômica que a Grécia enfrenta há cinco anos chegou a seu momento mais dramático nesta segunda-feira (29). O governo decidiu, após oito horas de reuniões, manter o feriado bancário por seis dias úteis. Restrições também serão impostas a caixas eletrônicos, que tiveram longas filas no fim de semana.

A decisão tem como objetivo evitar uma corrida aos bancos para retirada em massa de dinheiro diante da incerteza dos gregos com a situação financeira do país. Os seis dias garantem o tempo necessário até o referendo agendado para 5 de julho em que a população vai dizer se aceita ou não as condições dos credores internacionais para um acordo com Atenas.

O programa de resgate para a Grécia expira na terça-feira (30), quando o país terá de pagar US$ 1,6 bilhão a um dos principais credores, o Fundo Monetário Internacional (FMI). O governo de Atenas pediu uma extensão do prazo para que tivessem tempo hábil de fazer o referendo.

O Banco Central Europeu anunciou no domingo (28) que vai manter os empréstimos de emergência aos bancos gregos nos atuais níveis, enquanto o banco nacional grego se comprometeu a adotar todas as medidas necessárias para garantir a segurança financeira.(mais…)




Fonte: Una news

LÂMPADA INCANDESCENTE DE 60 WATTS DEIXA DE SER VENDIDA EM 1º DE JULHO





O consumidor não encontrará mais as lâmpadas com filamento incandescente de 60 watts para comprar a partir de 1º de julho. Já as de 25 e 40 watts deixarão de ser produzidas em 30 de junho, mas poderão ser comercializadas apenas por mais um ano. As lâmpadas incandescentes acima de 75W e 100W deixaram de ser comercializadas em 30 de junho de 2014.

As novas regras atendem à Portaria Interministerial 1007 dos Ministérios de Minas e Energia (MME), da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDCI), publicada no dia 31 de dezembro de 2010. O governo fixou índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização das lâmpadas incandescentes de uso geral em território brasileiro. As lâmpadas que não atingirem, até o próximo ano, a eficiência mínima definida serão banidas do mercado de acordo com o cronograma estabelecido pela Portaria.

Com a exclusão das tradicionais lâmpadas incandescentes do mercado, o consumidor passa a ter três opções de lâmpadas domésticas: lâmpadas fluorescentes compactas, lâmpadas incandescentes halógenas e lâmpadas a LED. O objetivo é diminuir o consumo de energia com a troca das lâmpadas.




Fonte: Una news

UNA: EQUIPE DO J.E.C SUB-17 VENCE O SEGUNDO JOGO POR 3X0 NA COPA REDEBALL



Foto: Diego Pascoal/Equipe máster SUB-17 do J.E.C Juventude Esporte Clube

A equipe máster SUB-17 do J.E.C Juventude Esporte Clube de Colônia de Una, depois de estrear com derrota neste domingo na Copa Redeball, mudou a história nesta segunda-feira (29), vencendo o Esporte Clube C.F.F.B. por 3X0 com gols de Lucas, Kevin e Dan.

Nesta terça-feira (30), a equipe do J.E.C irá jogar contra o time Madry Deus, buscando um resultado positivo para seguir na competição.

O diretor Diego Pascoal, dedicou à vitória aos patrocinadores da equipe Máster Sub-17. “Essa vitória dedico a todas as pessoas que nos ajudaram nesse projeto, em especial aos nossos patrocinadores oficias que estamparam a logomarca nos uniformes. A Prefeitura Municipal de Una, Casa de Material Construção Ozawa, Brasil Gás, Polpa Sabiá, Unafisiom, Mercado Tio João e Mercado Três Irmãos”.

A competição teve início neste domingo (28) na cidade de Barreiras, e encerrará no próximo sábado 04 de julho




Fonte: una news

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Mortos por calor de 45ºC passam de 1.200 no Paquistão



Grande parte das vítimas tem mais de 60 anos ou trabalha ao ar livre. Província de Sindh, no sul do país, é a mais atingida pelas altas temperaturas

Autoridades do Paquistão afirmaram no último final de semana que ao menos 1.240 pessoas morreram por causa da onda de calor que atinge o sul do país desde a semana passada. O governo declarou estado de emergência e mobilizou o Exército na província de Sindh, localizada no sul, onde as temperaturas chegaram a 45 graus Celsius.

A maioria das vítimas do calor intenso é formada por pessoas com mais de 60 anos ou que trabalham ao ar livre. Mais de 65 mil pacientes foram tratados por causa de insolação por médicos em hospitais da capital da província de Sindh, Karachi, desde 20 de junho.

O diretor de operações, Nazar Mohammad Bozdar, afirmou que 1.923 pacientes com males relacionados ao calor ainda estão sendo tratados. “O governo respondeu rapidamente tomando providências para o tratamento das pessoas com insolação e a situação está melhor agora”, afirmou.

Karachi, com 20 milhões de habitantes, é a cidade mais populosa do Paquistão. A região sofre com interrupção de energia elétrica e muitos moradores passam as noites ao ar livre. A onda de calor ocorre ao mesmo tempo do período sagrado do Ramadã, em que os fiéis muçulmanos realizam jejum entre o nascer e o pôr do sol.


Deixe o seu comentário no CNA

Fonte: DW

Entrada nos Estados Unidos será facilitada para brasileiros



A presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deverão anunciar na próxima semana um acordo sobre a participação do Brasil no programa Global Entry, informou o subsecretário-geral Político 1 do Itamaraty, embaixador Carlos Antonio da Rocha Paranhos. Será definido um cronograma que permitirá a facilitação da entrada, por meio de guichês sem fila, ainda neste ano.

O gesto é visto como um primeiro passo em uma eventual eliminação da exigência de visto a longo prazo. Em março de 2013, os dois governos já haviam acertado a participação de 1.500 viajantes frequentes no programa Global Entry, que permite a entrada em território americano sem passar pelas filas de imigração. Não seriam beneficiados turistas eventuais, apenas os visitantes frequentes, na maioria das vezes em viagens a trabalho.

A viagem de Dilma marca a retomada da relação entre os dois países, arranhada após a revelação de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) havia espionado as comunicações da presidente, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Petrobrás. Foi por causa desse episódio que ela adiou a viagem a Washington, antes prevista para outubro de 2013, e a efetivação da entrada no Global Entry.

Ficha limpa

De lá pra cá, no entanto, não se chegou a um consenso pleno sobre as exigências das regras impostas pelos americanos, como a obrigatoriedade de se informar a situação penal dos viajantes brasileiros. Essa exigência seria uma forma de os americanos se certificarem de que esses passageiros teriam “ficha limpa”. “Há efetivamente uma discussão em andamento. Tivemos reuniões aqui e em Washington a respeito desse tema e esperamos anunciar um bom progresso em relação a esse tema, possivelmente em um comunicado conjunto da visita”, informou o embaixador.

“Eu não sei se será possível acertar todas os detalhes técnicos ainda pendentes para a questão da participação do Brasil no Global Entry, mas o que é importante salientar é que as negociações estão bastante avançadas e há uma disposição política dos dois países de anunciar isso durante a visita.”

Isenção de visto

O início da adesão dos brasileiros ao Global Entry não significa, contudo, a eliminação da exigência de visto para ingressar nos Estados Unidos. O Global Entry estabelece um trâmite rápido para entrada em território americano de viajantes frequentes e implica uma série de requisitos que estão sendo negociados. “A outra questão é a da isenção do visto, uma questão de mais longo prazo. E é importante saber separar bem para não criar uma expectativa de que haveria um anúncio de isenção de vistos (para brasileiros), o que não será o caso. Em relação ao Global Entry, sim, as negociações estão bastante avançadas e esperamos anunciar isso, enfim, esse progresso e um cronograma de implementação do Global Entry”, disse Paranhos.

Deixe o seu comentário no CNA

Fonte: Estadão

Delator aponta 18 políticos que teriam recebido dinheiro de esquema




Reportagem de ‘Veja’ afirma que o empresário disse ter usado dinheiro adquirido com o esquema de corrupção

A revista ‘Veja’ publicou na edição deste fim de semana uma lista onde relaciona os nomes de 18 políticos supostamente citados pelo dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, como beneficiados com dinheiro oriundo do esquema de corrupção na Petrobras.

A publicação informa que teve acesso ao acordo de delação premiada assinado por Pessoa com o Ministério Público Federal. O acordo foi homologado na última quarta-feira (24) pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente da UTC, que está preso em regime domiciliar, é apontado como chefe do cartel formado por construtoras que combinavam entre si preços de licitações da Petrobras.

A reportagem da revista afirma que o empresário disse ter usado dinheiro adquirido com o esquema de corrupção envolvendo contratos da Petrobras para fazer doações oficiais a campanhas de candidatos de PT, PTB, PMDB, PSDB e PP.

Segundo a revista, Pessoa citou os seguintes nomes, com os respectivos valores que teriam sido doados:

– Campanha de Dilma Rousseff em 2014: R$ 7,5 milhões.

– Campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2006: R$ 2,5 milhões.

– Ministro Edinho Silva (PT), ex-tesoureiro da campanha de Dilma: valor não informado.

– Ministro Aloizio Mercadante (PT): R$ 250 mil.

– Senador Fernando Collor (PTB-AL): R$ 20 milhões.

– Senador Edison Lobão (PMDB-MA): R$ 1 milhão.

– Senador Gim Argello (PTB-DF): R$ 5 milhões.

– Senador Ciro Nogueira (PP-PI): R$ 2 milhões.

– Senador Aloysio Nunes (PSDB-SP): R$ 200 mil.

– Senador Benedito de Lira (PP-AL): R$ 400 mil.

– Deputado José de Fillipi (PT-SP): R$ 750 mil.

– Deputado Arthur Lira (PP-AL): R$ 1 milhão.

– Deputado Júlio Delgado (PSB-MG): R$ 150 mil.

– Deputado Eduardo da Fonte (PP-PE): R$ 300 mil.

– Prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT-SP): R$ 2,6 milhões.

– Ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto: R$ 15 milhões.

– Ex-ministro José Dirceu: R$ 3,2 milhões.

– Ex-presidente da Transpetro Sergio Machado: R$ 1 milhão.

Segundo a ‘Veja’, durante os depoimentos prestados em Brasília ao longo de cinco dias, Pessoa descreveu como financiou campanhas e distribuiu propinas.

Há cerca de um mês vinha sendo ajustada a colaboração de Pessoa com a Justiça. Os acordos de delação preveem que o acusado dê informações sobre delitos cometidos e aponte meios de obtenção de prova, em troca de redução de pena numa futura condenação.

O acordo de Ricardo Pessoa foi submetido ao STF devido à menção de nomes de autoridades com foro privilegiado – isto é, que só podem ser julgados pelo Supremo –, como ministros e parlamentares.

Campanhas presidenciais

Conforme publicada a revista “Veja”, o empreiteiro apresentou ao Ministério Público planilhas com os valores das propinas e contou como fazia os repasses.

De acordo com a publicação, ele disse que teve três encontros em 2014 com o atual ministro da Comunicação Social do governo Dilma, Edinho Silva, à época tesoureiro da campanha da petista.

A reportagem também refere que Pessoa contou que Edinho Silva afirmou a ele: “Você tem obras na Petrobras e tem aditivos, não pode só contribuir com isso. Tem que contribuir com mais. Eu estou precisando”.

O valor combinado foi de R$ 10 milhões, segundo a revista. O empresário teria informado que o acerto dos pagamentos foi feito diretamente com um servidor do Palácio do Planalto.

Primeiro, relata a revista, houve dois depósitos, cada um de R$ 2,5 milhões, em 5 e 30 de agosto de 2014. Os outros R$ 5 milhões seriam pagos após as eleições, mas Pessoa só depositou a metade desse valor porque foi preso em novembro.

A publicação cita também que o dono da UTC relatou às autoridades como eram feitos os pagamentos para a campanha de Lula em 2006. Segundo “Veja”, Pessoa disse aos procuradores do Ministério Público que, junto com um executivo da empresa, levava pessoalmente os pacotes de dinheiro para o comitê da campanha do ex-presidente.

Os repasses totalizaram R$ 2,4 milhões e, segundo Pessoa teria afirmado na delação premiada, eram combinados com José de Filippi Júnior, tesoureiro da campanha e hoje secretário de Saúde da Prefeitura de São Paulo.

Conforme relata a revista, Pessoa combinava uma senha e uma contrassenha para não chamar atenção no comitê petista. Ao chegar ao local com o dinheiro, afirmou “Veja”, ele dizia para quem o recebesse a palavra “tulipa” e, se ouvisse como resposta a palavra “caneco”, seguia para a sala de Fillipi Júnior.

Os valores, segundo o delator teria afirmado, saíam de uma conta de um consórcio na Suíça, que além da UTC contava com as empresas Iesa, Camargo Corrêa e Queiroz Galvão, todas investigadas na Lava Jato e detentoras de contratos milionários na Petrobras.

Deixe o seu comentário no CNA

Fonte: Notícias ao Minuto